Publicidade
Rádio Kairos - A rádio da família
    Vaticano promove reunião sobre crise humanitária na Síria e no Iraque.

    Vaticano promove reunião sobre crise humanitária na Síria e no Iraque.

    Reunião discutirá situação atual e auxílio prestado diante da crise humanitária considerada uma das mais grave das últimas décadas.

    A crise humanitária na Síria e no Iraque será o tema em evidência de uma reunião em Roma nos próximos dias 13 e 14. O encontro é promovido pelo órgão vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

    A proposta da reunião é ser um momento de reflexão e comunhão fraterna entre todas as instituições eclesiais envolvidas nas obras de caridade e assistência em favor das populações atingidas por esta crise humanitária, considerada uma das mais graves das últimas décadas. Além disso, busca-se fazer um balanço do trabalho desenvolvido até o momento por organismos caritativos católicos bem como discutir as prioridades para o futuro e analisar a situação das comunidades cristãs residentes nesses países.

    A reunião será no Auditório João Paulo II da Pontifícia Universidade Urbaniana e contará com a participação de mais de 50 organismos de caridade católicos, representantes dos episcopados locais e das instituições eclesiais e congregações religiosas que trabalham na Síria, no Iraque e países vizinhos. Também participarão os núncios apostólicos na Síria, Iraque, Líbano e Turquia.

    Em comunicado emitido hoje, o órgão vaticano lembra que o Santo Padre já chamou a atenção da opinião pública para esta crise diversas vezes. Também recorda que a Santa Sé, além das atividades diplomáticas, participa ativamente dos programas de ajuda e assistência humanitária.

    Segundo fontes da ONU, atualmente são mais de 13 milhões de pessoas que precisam de ajuda na Síria e quase nove milhões no Iraque. Os deslocados internos passam de seis milhões na Síria e de dois milhões no Iraque, enquanto 5,6 milhões são refugiados sírios registrados nos países vizinhos, como Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito.

    A reunião nos próximos dias terá a apresentação de um relatório preparado pelo referido órgão vaticano a respeito da resposta das instituições eclesiais à crise em questão no período de 2017 a 2018. Também serão atualizados dados sobre a situação política e humanitária nos locais. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi, falará, em especial, sobre os desafios e as perspectivas da situação migratória atual na área de crise.

    O segundo dia de reunião, 14 de setembro, será dedicado à reflexão em grupos de trabalho para discutir aspectos concretos da colaboração entre os diversos sujeitos empenhados na resposta à crise. Ainda para este dia, está prevista uma audiência com o Santo Padre, no Palácio Apostólico.

    Fonte: https://noticias.cancaonova.com/mundo/vaticano-promove-reuniao-sobre-crise-humanitaria-na-siria-e-no-iraque/

    Da Redação Multimídia
    Departamento de Jornalismo (com informações: Canção Nova)
    Kairós FM