Publicidade
Rádio Kairos - A rádio da família
    Rádio Kairós FM: 15 anos de conquistas

    Rádio Kairós FM: 15 anos de conquistas

    O Concílio Vaticano II, no documento Inter Mirifica, afirmou que a Igreja deve “anunciar a mensagem de salvação também através dos meios de comunicação social”. Desde então, ter uma emissora de rádio sempre foi um sonho para a diocese de São Mateus. E este sonho começou a se concretizar no ano 2004, quando um grupo de empresários mateenses católicos ousou adquirir a emissora 94 FM e transformá-la na Radio Kairós FM. E é essa história, que completou 15 anos em 2019, que vamos contar nos próximos textos…

    Tudo começou quando uma leiga católica fazia uma participação num programa de rádio e ouviu falar que a rádio FM 94 estava sendo vendida. Percebendo o potencial de Evangelização de uma emissora de rádio, logo partilhou a ideia ao esposo, que juntamente com outros parceiros, se prontificou a pensar melhor sobre a ideia da aquisição. Logo veio um grande questionamento: como iam conseguir o recurso para compra de tal emissora e pessoas capacitadas para montar uma rádio? Mas, havia uma certeza, esse é um projeto de Deus. Vamos levá-lo adiante…

    Ainda em 2004, para levar adiante o sonho de uma rádio que pudesse evangelizar, os empresários e parceiros se juntaram, se organizaram e começaram a desenvolver o processo de aquisição. Conversaram com o bispo diocesano, Dom Aldo Gerna, e, este se mostrou apreensivo num primeiro momento, mas disse que “se fosse da vontade de Deus, que essa ideia prosperasse” e lembrou que já havia tentado noutro momento a concessão da rádio, mas, não teve êxito. Advertiu que a diocese não estava em condições de participar de um investimento tão alto naquele momento. Foram também ao pároco de São Mateus, na ocasião, Padre Emílio, que também se mostrou entusiasmado com o projeto e prometeu ajudar na medida em que fosse possível. E aos poucos o sonho foi saindo do papel.


    Depois de conversarem com o bispo e com o pároco, os empresários e parceiros começaram a pensar na possibilidade de alugar a emissora, ao invés de comprar sua concessão. Entre uma ideia e outra, um recurso e outro, o sonho foi crescendo e foi feita uma proposta de arrendamento da rádio com uma cláusula que desse preferência na compra  aos empresários católicos. Com isso, vieram outras questões, como adequar a programação daquela rádio a uma programação religiosa? Como sustentar esta emissora sem investimentos maiores? Tiveram então a ideia de visitar outras rádios que também tinham a índole de evangelizar para descobrirem como iriam fazer.

    Tendo realizado algumas etapas de discernimento e organização do projeto de montagem e adequação da emissora, veio então a necessidade de escolher um novo nome para a rádio. E após momentos de oração e reflexão, o nome escolhido foi Kairós, termo grego que significa “tempo da graça”, “tempo certo”, “tempo de fazer o bem”, “tempo propício” para a ação de Deus. Assim, se firmava a ideia de que em meio ao dia a dia das pessoas, a Igreja, por meio desta rádio, faria suas intervenções espirituais, pastorais e humanas.

    Depois de algumas mudanças na grade, vieram então alguns programas como “A voz do pastor”, que ia ao ar ao meio dia; “O terço mariano”, que ia ao ar às 18h; “O terço da misericórdia” que ia ao ar às três horas da tarde; o programa “Clube do ouvinte”, que ia ao ar às 17h30; e o programa “Momento de fé”, com o padre Marcelo Rossi, que ia ao ar, em cadeia nacional, às 9 horas da manhã. E assim, no dia 21 de maio de 2004, com uma missa presidida por Dom Aldo Gerna na frente da sede da rádio,  o projeto de ter uma emissora que evangelizasse se tornava realidade, graças ao empenho dos tais empresários e colaboradores leigos da diocese.

    Com o auxílio da graça de Deus e com a cooperação de pessoas que sonhavam juntos o mesmo sonho, a rádio entrou no ar com uma programação que mesclava entretenimento, informação e música durante as 24 horas do dia. Obviamente, os desafios não cessaram, de modo que, empresários, parceiros e fiéis, se revezavam entre uma ação e outra para sustentarem financeiramente a emissora. Tal serviço mudou a rotina de todos e quando os recursos financeiros e humanos terminavam, entrava em cena uma confiança ainda maior na providência divina.

    Pe. Patric da Silva Wanderley – Diretor Geral da Rádio Kairós

    Depois de algum tempo sob a administração dos empresários e parceiros leigos, entrou em cena uma participação mais ativa da diocese com sua entrada no quadro societário e a presença do Padre Aldir Roque Lóss, nomeado por Dom Aldo, para acompanhar os trabalhos, reuniões e a administração da emissora. E assim, a rádio foi se tornando diocesana. Em 2007, após a chegada de Dom Zanoni Demettino Castro, voltaram às reflexões e apelos para que a emissora fosse totalmente de propriedade da diocese. E numa grande mobilização e atitude de solidariedade, bispo, padres, religiosos, religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus, conseguiram comprar todas as cotas e a rádio passou a ser 100% da diocese. Foi bonito ver a partilha e as ações que mobilizaram toda a diocese nesse projeto. E assim se concretizava aquele sonho, a diocese de São Mateus, teria uma rádio pra ampliar o alcance de sua evangelização. Foi então nomeado para acompanhar este processo o Padre Edivalter Andrade como Diretor Geral da rádio.

    O sonho em ter uma rádio se realizava e com ele aumentavam as responsabilidades. Crescia o desafio de sustentar a emissora, mesclar sua programação para o público religioso e o público secular, mantendo sua audiência e seu compromisso com o Evangelho. Coube ao Padre Valdinei Soares, continuar esta luta. Em 2015, chega à diocese seu quarto bispo, Dom Paulo Bosi Dal’bó, vindo do clero da diocese de Colatina. Trazendo grande experiência na área da comunicação e da música investiu suas atenções e reflexões no crescimento da Rádio Kairós. No final de 2016, nomeia como 4º diretor da rádio, o recém-ordenado, Padre Patric da Silva Wanderley para dar continuidade ao acompanhamento das atividades da rádio em seu desafio de aumentar a audiência e se tornar auto-sustentável. 

    A Rádio Kairós FM, na frequência 94,7 MHz, com sede na cidade de São Mateus, depois de ampliada suas instalações e potência, se tornou um dos veículos mais influentes do Norte do Estado. Com uma programação que mistura, o antigo e o novo, o religioso e o secular, o clássico e o popular, podendo alcançar cerca de meio milhão de pessoas, através de sua frequência modulada e de sua plataforma digital (site, aplicativo, redes sociais), agradece a todos que sonharam juntos este sonho que completou neste ano 15 anos. Num momento como esse, de crises e desafios em todos os âmbitos, a Kairós FM, renova seu compromisso de passar por lares, ambientes de trabalho e estradas levando alegria, fé, esperança e caridade todos os dias e em todas as 24 horas de cada dia. Somos hoje uma emissora preparada para os desafios de agora e do futuro. Possuímos equipamentos da mais alta qualidade e colaboradores da mais alta competência. Parabéns Diocese de São Mateus por mais esta conquista.  

    Venha você também ser um sócio-parceiro desta obra… e é claro, acompanhe nossa programação…

    Com estima,

    Pe. Patric da Silva Wanderley – Diretor Geral da Rádio Kairós

    Fonte:FA NOTICIAS

    https://fanoticias.com.br/radio-kairos-fm-15-anos-de-conquistas/