Publicidade
Rádio Kairos - A rádio da família
    Procon divulga ranking de reclamações no Espírito Santo. Veja os setores que lideram a lista!

    Procon divulga ranking de reclamações no Espírito Santo. Veja os setores que lideram a lista!

    Ao todo, 26 mil reclamações foram registradas desde o início de 2019.
    Um balanço dos últimos 6 meses, divulgado pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), apontou que empresas de telefonia móvel são as campeãs em reclamações. Bancos e empresas de energia elétrica também lideram o ranking.
    Ao todo, 26 mil reclamações foram registradas desde o início de 2019. Segundo Lana Lages, diretora do Procon-ES, neste ano, apenas 3 mil casos já foram resolvidos em audiência de conciliação. Os demais, obtiveram solução ainda no atendimento.
    “Não sendo possível resolver essa reclamação no atendimento. É agendada uma audiência de conciliação com a empresa, onde é proposto um acordo entre a empresa e o consumidor”, explicou.
    Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a mudança de contratos sem consentimento dos consumidores é o principal motivo de reclamação de clientes de empresas de telefonia móvel.
    Já as empresas bancárias estão na segunda colocação. Segundo o Procon, houve diminuição do número de queixas sobre bancos, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento, nos seis primeiros meses de 2018, foram registradas 2.499 queixas. Já 2019, o número caiu para 1991.
    O balanço também aponta que as reclamações relacionadas a empresas de fornecimento de energia elétrica, praticamente dobraram. No primeiro semestre de 2018 foram 1054, já neste ano foram registradas 1986 queixas. A principal reclamação diz respeito ao aumento súbito da tarifa. De acordo com o Procon do estado, esses casos estão sendo investigados em um trabalho conjunto com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
    Reclamações:  
    Para formalizar uma reclamação junto ao Procon-ES, os consumidores podem fazer isso presencialmente na sede do órgão, no Centro de Vitória ou de maneira remota, pelo site e aplicativo.

    Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/08/2019/procon-divulga-ranking-de-reclamacoes-no-espirito-santo-veja-os-setores-que-lideram-a-lista
    Da Redação Multimídia
    Departamento de Jornalismo (com informações: Folha Vitória)
    Kairós FM