Publicidade
Rádio Kairos - A rádio da família
    Conheça os benefícios de eliminar a manteiga das refeições

    Conheça os benefícios de eliminar a manteiga das refeições

    Nutricionista explica como a manteiga pode prejudicar a saúde e indica substitutos saudáveis.
    Muito presente na gastronomia brasileira, seja como ingrediente de receitas ou no recheio de pãezinhos, a manteiga e a margarina apesar de saborosas são ricas em gorduras saturadas e trans, que quando consumidas em excesso se tornam um fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos. 
    Para ajudar a fazer a substituição correta da manteiga e da margarina, a nutricionista Jessica Santos responde as principais dúvidas.

    Por que a manteiga faz mal à saúde?

    “Tanto a manteiga quanto a margarina são o resultado de processos industriais e químicos que transformam óleos e gorduras no produto como conhecemos. Por isso, acabam contribuindo para entupimento de artérias e aumentam do colesterol ruim (LDL), sem falar na presença do sódio, que também influencia na hipertensão”, argumenta.

    Qual a diferença entre manteiga e margarina?

    A manteiga é feita a partir da nata do leite batida após a separação do líquido e da gordura, sendo esta última usada para fazer a manteiga. Enquanto a margarina é feita de óleos vegetais e gorduras hidrogenadas. “Apesar de ambas serem bem gordurosas, a margarina acaba sendo mais prejudicial porque é rica em gordura trans”, esclarece.
    Ambas também são bastante calóricas, por isso devem ser evitadas por quem deseja perder ou manter o peso. Uma colher de sopa de margarina pode ter cerca de 102 calorias, dependendo da marca.

    Quais opções mais saudáveis para substituir a manteiga como recheio de pães e torradas?

    A especialista indica que a pasta de amendoim e geleias 100% fruta são mais saudáveis e saborosas do que a manteiga, por isso são opções ideais para acompanhar o pãozinho ou biscoito no café da manhã. Outras opções são o ghee ou manteigas veganas como a de coco ou de amêndoas, que têm gorduras boas e outros benefícios para a saúde.

    Como substituir a manteiga em receitas?

    Além do ghee e das manteigas veganas que podem substituir a manteiga em qualquer receita, ainda é possível utilizar óleo de coco ou abacate no preparo de doces. “O abacate é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras, além de ajudar no aumento do colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim”, indica.

    Fonte: https://novo.folhavitoria.com.br/saude/noticia/02/2020/conheca-os-beneficios-de-eliminar-a-manteiga-das-refeicoes
    Departamento de Jornalismo (com informações: Folha Vitória)
    Kairós FM