Publicidade
Rádio Kairos - A rádio da família
    Chegada do verão deve ser marcada por altas temperaturas.

    Chegada do verão deve ser marcada por altas temperaturas.

    Climatologista explica que o verão deste ano será mais intenso e com temperaturas altas.

    Com a aproximação das festas de Natal e Ano Novo, chega também a época do ano em que os brasileiros se lembram do clima tropical sob o qual vivemos: o verão, que começa nesta sexta-feira, 21. As previsões para este ano são de calor intenso, com temperaturas acima da média.

    Segundo Alice Macedo, do Grupo de Previsão Climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Inpe), o país todo, durante este verão, passará por temperaturas acima da média climatológica. “A última previsão que fizemos contemplou os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que fazem parte dos meses de verão, e a previsão climática indicou temperaturas acima da média climatológica para todo o país”, afirma a especialista. Na região Sudeste, por exemplo, a temperatura média varia de 33ºC a 34ºC.

    O fenômeno El Niño ? que atua em escala global e aquece as águas na superfície do Oceano Pacífico ? será o responsável por estas altas temperaturas. “Embora ele atue numa intensidade de moderada a fraca, ele atuará sim na elevação da temperatura do país e justificamos este aumento na média climatológica devido a ele”, explica Alice.

    Os efeitos do El Niño não vão demorar a aparecer. “E devem perdurar até a metade do ano”, detalha a climatologista.

    As chuvas, por se tratar de um período mais úmido, serão mais intensas também, rápidas, porém não mais volumosas. “Devido à condição de temperaturas mais elevadas, há chances de pancadas de chuva mais fortes ao final da tarde, de chuvas mais intensas sobretudo na região Sudeste. O volume não necessariamente será maior”, diz Alice.

    O verão tem início nesta sexta-feira, 21, às 19h23.

    Fonte: https://noticias.cancaonova.com/brasil/chegada-do-verao-deve-ser-marcada-por-altas-temperaturas/

    Da Redação Multimídia
    Departamento de Jornalismo (com informações: Canção Nova)
    Kairós FM