Publicidade
Rádio Kairos - A rádio da família
     Prefeitura de São Mateus baixa novo decreto determinando toque de recolher, proibindo abertura de bares e comércio de varejo, e endurecendo regras para evitar aglomeração de pessoas.

    Prefeitura de São Mateus baixa novo decreto determinando toque de recolher, proibindo abertura de bares e comércio de varejo, e endurecendo regras para evitar aglomeração de pessoas.

    Em São Mateus, a partir desta segunda-feira (23) está proibida a circulação de pessoas nas ruas a partir das 21 horas. Também estão suspensas no Município, por tempo indeterminado, atividades de comércio e serviços como varejo e atacado de bens e serviços (inclusive o comércio ambulante), bares, salão de beleza, sorveterias, trailers de rua, feiras livres, entre outros. 

    Estas e outras determinações estão no Decreto 11.363/2020, assinado pelo prefeito hoje, e consolida as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus.

    EXCEÇÃO

    A suspensão não se aplica aos supermercados que comercializam alimentos e produtos essenciais, mercearias, restaurantes, padarias, açougues, distribuição de gás e água, agroindústria e a produção agrícola, postos de gasolina, farmácias, Iaboratórios, clínicas, hospitais e demais serviços de saúde, lojas de cuidados de animais, borracharias, funerárias, coleta, transporte e tratamento de lixo, desde que adotem as medidas de prevenção estabelecidas pelos órgão de saúde e monitorem o fluxo de pessoas no interior de seus estabelecimentos, a fim de evitar a propagação Coronavírus. As regras estão detalhadas no Decreto.

    DELIVERY

    Poderão trabalhar exclusivamente por meio de atendimento delivery: lanchonetes, trailers, auto peças de serviços automotivos, venda de pneus, oficinas mecânicas e elétricas, lava-jato e casas de material de construção.

    TOQUE DE RECOLHER

    Fica instituído o toque de recolher às 21 horas, devendo todos se recolherem às suas residências, salvo comprovado justo motivo, como plantão noturno de trabalho ou situação de urgência e emergência.

    TRANSPORTE INTERESTADUAL E INTERMUNICIPAL

    Fica recomendada a suspensão do transporte interestadual e intermunicipal durante o período de emergência. Fica proibida a entrada de vans e ônibus de turismo em São Mateus, podendo o Município fazer barreiras para controle de entrada de veículos.

    SEM CAMINHADAS

    A prática de caminhadas, exercícios ou esporte ao ar livre nos espaços públicos também não poderão mais acontecer durante o período de emergência. 

    PUNIÇÕES

    O descumprimento das medidas previstas no Decreto n° 11.363/2020 poderá sujeitar os infratores às sanções penais previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal se o fato não constituir crime mais grave. Os estabelecimentos que descumprirem as determinações serão autuados e terão seus alvarás suspensos.

    AJUDE A PRESERVAR VIDAS!

    A Ouvidoria do Município está de plantão para receber as denúncias sobre descumprimento das medidas contra o Coronavírus. Para isso a Controladoria criou mais um canal, além do aplicativo Sama-Ouve e do site do Município, agora também pelo Whatsapp.

    Whatsapp: (27) 99766-3173

    Fonte: http://www.saomateus.es.gov.br/noticia/prefeitura-de-sao-mateus-baixa-novo-decreto-determinando-toque-de-recolher-proibindo-abertura-de-bares-e-comercio-de-varejo-e-endurecendo-regras-para-evitar-aglomeracao-de-pessoas-2020-03-23
    Da Redação Multimídia
    Departamento de Jornalismo (com informações: Site Prefeitura São Mateus)
    Kairós FM