Notícias

Hucam vai voltar a realizar transplante de rim em 2018.

Depois de ficar sem fazer transplante de rim por seis anos, o Hospital das Clínicas vai voltar a oferecer a cirurgia em 2018.

O hospital terá capacidade para fazer um transplante por mês, totalizando 12 por ano. A informação foi divulgada à rádio CBN Vitória em meio às comemorações de aniversário de 50 anos do Hucam. Atualmente, o hospital realiza apenas captação e transplante de córnea.

 

Segundo o superintendente do Hucam, Luiz Sobral, o hospital parou com o transplante renal por falta de médico e infraestrutura, problemas que foram sanados com investimentos em 2017.

 

"Acabamos de chamar no concurso o urologista. As equipes estão acabando de montar os protocolos para o Hucam entrar, de novo, no protagonismo do transplante renal no Espírito Santo. Nossos principais avanços são nas questões de formação de equipes multiprofissionais, que dão mais qualidade e segurança no atendimento ao cidadão", ressaltou o diretor.

O médico destacou outras conquistas em 2017, como a aquisição de uma impressora 3d, usada para produzir próteses gratuitamente, e a renovação do parque tecnológico do hospital.

 

"Naquilo que diz respeito a monitorização de pacientes em UTI, no centro-cirúrgico, carrinho de anestesias, equipamentos e segurança. Também adquirimos nossa impressora 3d, que já tem sido usada para fazer órteses, como moldes para cirurgia de neovagina e  apoios personalizados para pacientes neurológicos, em parceria com a terapia ocupacional. A partir de 2018, o Hospital quer ampliar sua telesaúde, aquelas consultas feitas à distância".

 

O investimento para melhora na tecnologia do hospital e a compra da impressora 3D foi de R$ 10 milhões. Já para retomar os transplantes renais, foi necessário a contratação de um urologista para recompor a equipe, que passou a contar com 10 profissionais.

 

Um setor do hospital que foi alvo de reclamações em 2017 foi a maternidade, que, por várias vezes, ficou fechada para novos atendimentos devido à lotação. Ao ser questionado sobre possíveis melhorias no setor, o superintendente não disse se está a prevista ampliação do local e ressaltou que o Hucam tem uma demanda alta por conta da falta de vagas em outras maternidades do Estado.

 

Fonte: http://www.gazetaonline.com.br/cbn_vitoria/reportagens/2017/12/hucam-vai-voltar-a-realizar-transplante-de-rim-em-2018-1014111922.html

 

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: Gazeta Online)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Domingão da kairós com Playlist das 00:00 às 07:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial