Notícias

Chegada de ciclone provoca ventos fortes e ondas de até 5 metros no ES.

Um ciclone subtropical sobre o mar junto à costa do Espírito Santo vai causar ventos fortes e ondas de 3 a 5 metros de altura no litoral do Estado. A informação é do Centro de Hidrografia da Marinha. A previsão é de que o fenômeno comece às 10h deste sábado (09) e permaneça até a próxima segunda-feira (11).

 

"A Marinha do Brasil (MB), por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), esclarece que está prevista a atuação de um ciclone subtropical sobre o mar junto à costa do Espírito Santo. Esse ciclone causará ventos fortes e ondas de 3,0 a 5,0 metros de altura, a partir do dia 09/12, às 10 horas da manhã, no mar adjacente ao Espírito Santo e sul da Bahia. O efeito desse fenômeno deve perdurar até o dia 11/12. O CHM emitiu um aviso de mau tempo para alertar os navegantes de tal previsão."

 

Após dias de chuva variando entre moderada a forte, a previsão ainda é de chuva para o Espírito Santo, porém de menor intensidade na maior parte do Estado.

 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta que no Espírito Santo e em Minas Gerais ainda há previsão de continuidade de chuva fraca a moderada ao longo desta sexta-feira (08), com possibilidade de pancadas localmente fortes, em curto período de tempo. Isso favorece enxurradas e deslizamentos de terra O alerta, segundo o Cemaden, é para a região centro-norte do Espírito Santo, onde ainda é média a possibilidade dessas ocorrências, devido aos acumulados das últimas 72 horas. Nas demais regiões do Espirito Santo a possibilidade é baixa.

 

Segundo o Instituto Climatempo, a circulação do sistema de alta pressão atmosférica chamado de Alta da Bolívia continua bastante ativa e influencia grande parte do Brasil e estimula a formação de muitas áreas de instabilidade. Pelo menos até o final de semana (09 e 10 de dezembro), a chuva continua frequente e volumosa nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste.

 

O instituto também reforça que nesses primeiros dias de dezembro, o Espírito Santo recebeu um grande volume de chuva que causou alagamentos, transbordamento de rios e deslizamento de terra. Mas alerta que, nos próximos dias, também há condições para muitos raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos.

 

Nas capitais, o alerta vale especialmente para as regiões metropolitanas de Vitória, Belo Horizonte, Goiânia e o Distrito Federal. De acordo com o Climatempo, a chuva ainda permanece no Estado até terça-feira (12), com o sol entre muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora até à noite.

 

Na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva permanece no Estado também até terça com céu encoberto com pancadas de chuva a qualquer hora.

 

O Centro de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistencia Ténica e Extensão Rural (Incaper) afirma que a chuva estará presente em todo o Estado até domingo. Ainda nesta sexta, há variação de nuvens e chuva fraca em alguns momentos por todo o Espírito Santo. As tempertauras na Grande Vitória ficam entre a mínima de 22 °C e máxima de 29 °C. No Sul, mínima de 17 °C e máxima de 28 °C. Na Região Serrana, mínima de 15 °C e máxima de 27 °C. No Norte, mínima de 22 °C e máxima de 28 °C. E na Região Noroeste, mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.

 

Para o final de semana, chove em alguns momentos do dia em todas as regiões do estado. No entanto, as temperatura sofrem ligeira elevação. Na Grande Vitória ficam entre a mínima de 22 °C e máxima de 29 °C. No Sul, mínima de 19 °C e máxima de 31 °C. Na Região Serrana, mínima de 17 °C e máxima de 31 °C. No Norte, mínima de 23 °C e máxima de 29 °C. E na Região Noroeste, mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.

 

Fonte: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2017/12/chegada-de-ciclone-provoca-ventos-fortes-e-ondas-de-ate-5-metros-no-es-1014110386.html

 

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: Gazeta Online)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Voz do Brasil com EBC das 19:00 às 20:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial