Notícias

Ufes abre 4.960 vagas através do Sisu para noventa e dois cursos.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai oferecer 4.960 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2018. O edital com as normas de acesso aos 92 cursos nos quatro campi foi publicado nesta sexta-feira (24).

 

Também foi divulgado o Termo de Adesão firmado entre a Ufes e o Ministério da Educação, com o número de vagas ofertado por cada curso da Instituição.

 

Do total de vagas, serão 2.478 destinadas à ampla concorrência e 2.482 ofertadas aos candidatos que concorrerão por meio da reserva de vagas (Lei 12.711/2012).

 

Os cursos de licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras, Letras –Português e Italiano e Intercultural Indígena, além do curso tecnológico de Manutenção Industrial e os cursos de bacharelado e licenciatura em Música terão processos seletivos específicos, realizados pela Universidade. Isso porque exigem teste de habilidade específica.

 

Mudanças

 

No processo seletivo de 2018, uma das mudanças será no processo de verificação dos candidatos autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas).

 

Além da entrega, via protocolado, de fotografia tamanho 10 x 15 acompanhada de autodeclaração impressa e assinada, e da análise da documentação pela Comissão de Verificação de Autodeclaração, os candidatos que a banca julgar necessário serão convocados para entrevista presencial.

 

Caso um candidato convocado não compareça à entrevista, será automaticamente desclassificado do Processo Seletivo Sisu/2018.

 

A pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo, explica que, no dia da entrevista, o candidato será conduzido individualmente a uma sala onde estarão presentes os membros da comissão de verificação. Ele preencherá um termo de responsabilidade, assumindo a veracidade das declarações prestadas e de sanções em caso de declaração falsa.

 

“Todo esse processo será feito antes da matrícula. Os candidatos que não forem convocados para entrevista estarão aptos a prosseguir com a matrícula presencial obrigatória. Já a avaliação feita pela Comissão levará em conta única e exclusivamente as características fenotípicas do candidato, jamais a ascendência”, afirma.

 

Zenólia destaca que o objetivo é aperfeiçoar o trabalho de verificação dos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, inibindo possíveis tentativas de fraude: “Este ano tivemos nossa primeira experiência com a atuação da comissão de verificação. Estamos trabalhando para, a cada ano, aperfeiçoar este processo”.

 

Outra mudança do Sisu 2018 será a inclusão de deficientes na reserva de vagas, conforme Decreto 9.034/2017, publicado em abril.

 

Enem

 

Poderão participar do Sisu os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e que realizaram este ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Após a divulgação do resultado do Enem (prevista para o dia 19 de janeiro), o candidato deve verificar, para o curso pleiteado, a nota mínima estabelecida pela Ufes para cada área do conhecimento e também a média necessária no exame nacional.

 

As ações afirmativas atenderão ao estabelecido pela Portaria MEC nº 18, 2012, com metade das vagas destinadas a estudantes egressos de escola pública. Dentro desse percentual, também está prevista cota para autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para deficientes.

 

Os classificados deverão realizar a pré-matrícula online, via Internet, no endereço eletrônico www.sisu.ufes.br, onde o candidato confirmará seu interesse pela vaga. Posteriormente, será realizada pela Ufes a matrícula definitiva dos candidatos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias.

 

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/educacao/noticia/ufes-abre-4960-vagas-atraves-do-sisu-para-noventa-e-dois-cursos.ghtml

 

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: G1)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Cio da Terra com Rosy Oliveira das 17:00 às 18:00
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

Você acredita que a seleção brasileira vai ganhar a Copa do Mundo 2018?

Resultado Parcial