Notícias

Livro lembra de político folclórico de Vila Velha na Era Vargas.

“Tio Totó e o oponente não queriam saber de nada. Continuavam esmurrando-se, agora totalmente dentro do reboque, com mãos e ferro, e ninguém podia afirmar quais das armas era a pior”. O trecho narra as peripécias do personagem principal de “Tio Totó”, livro do capixaba Ricardo Coelho dos Santos, que será lançado hoje.

 

Ricardo se inspirou em um famoso político de Vila Velha para escrever o livro, que se passa na Era Vargas, entre 1930 e 1945. O engenheiro aposentado e escritor diz que desde criança tem vontade de escrever as aventuras do verdadeiro “Tio Totó”, mas somente há cerca de dez anos teve a oportunidade.

 

“Estava de licença no trabalho, e aproveitei. Levei pouco mais de uma semana para terminar o livro. Já estava com tudo na minha cabeça porque desde criança ouço essas história. Todo mundo que conheceu a figura, consegue reconhecer os personagens na hora”, diz.

 

Sobre o nome dos personagens, que são quase todos caracterizados como tios, ele comenta que é para manter segura a identidade deles na vida real.

 

“Não posso contar quem é essa figura, mas quem conhece sabe de quem o livro fala. Muitos deles são parentes próximos meus, por isso todos são chamados tios. Os que não são de sangue, são muito chegados da família”, explica.

 

Para o autor, a relevância da história é mostrar a coragem de tio Totó e tia Sissi, sua esposa, em um período tão complicado na política do país. “Não importa o partido, se você tem uma ideologia pura, você está certo. Isso serve até hoje para a política atual. A gente tem que observar o caráter da pessoa. Eu escrevi essa história porque acho que marcou na época”, analisa.

 

Ele também fala a respeito da figura de tia Sissi e como ela foi importante para a história. “Ela era uma mulher à frente de seu tempo, numa época muito delicada, muito infeliz. As mulheres eram acanhadas, e tia Sissi não era assim”, conta.

 

"Tio Totó" - Ricardo Coelho dos Santos

 

Lançamento nesta segunda, às 19h, na Casa de Memória de Vila Velha. Rua Luciano das Neves, casa 14, Prainha, Centro, Vila Velha.

O livro estará à venda por R$ 36.

 

Fonte: https://www.gazetaonline.com.br/entretenimento/cultura/2017/11/livro-lembra-de-politico-folclorico-de-vila-velha-na-era-vargas-1014107936.html

 

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: Gazeta Online)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Programação não definida
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

Você acredita que a seleção brasileira vai ganhar a Copa do Mundo 2018?

Resultado Parcial