Notícias

População do ES vai receber alertas de desastres naturais via celular a partir de dezembro.

A partir de dezembro, a população do Espírito Santo vai receber mensagens de celular com alertas da Defesa Civil sobre a ocorrência de desastres naturais. Os avisos serão enviados aos telefones assim que forem identificadas situações de risco. O serviço já está funcionando no estado de São Paulo, segundo o Ministério da Integração Nacional.

 

Para ter acesso ao serviço gratuito, os usuários precisam cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo à mensagem SMS encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel.

 

Assim como o Espírito Santo, os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul devem ser incluídos no serviço em dezembro. A previsão é que até o primeiro trimestre de 2018 todos os estados brasileiros sejam contemplados.

 

Os conteúdos das mensagens serão produzidos e enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios.

 

Coordenado pela Pasta, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel, o serviço tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

 

Cadastro

 

O cadastro tem início com a seguinte mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse".

 

Ao responder a mensagem indicando o CEP, o celular do usuário está apto a receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

 

Os alertas foram testados durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná, atendendo a mais de meio milhão de usuários da telefonia móvel. A ampliação do serviço aos demais municípios foi concretizada no último dia 16 de outubro.

 

Histórico

 

O Japão começou a utilizar o alerta de desastres naturais em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.

 

Fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/populacao-do-es-vai-receber-alertas-de-desastres-naturais-via-celular-a-partir-de-dezembro.ghtml

 

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: G1)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Programação musical com Playlist das 00:00 às 05:00
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial