Notícias

Agentes da Pastur se reúnem para o IV Encontro Nacional em Castelo (ES).

“O Ano Mariano e o Turismo de Base Comunitária”, será o eixo central do 4º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, em Castelo (ES). O encontro com esta temática é mais um passo de amadurecimento na auto compreensão da indenidade e missão da Pastur no Brasil.

 

“O tema é uma modalidade de aplicação do Turismo que tem como ponto de partida a organização da comunidade que é protagonista no processo. Esta é uma das linhas de ação da Pastur, conforme o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) ”, explica o coordenador nacional, padre Manoel de Oliveira Filho.

 

Agentes da Pastur de todo o país, membros de associações de TBC e especialistas no assunto vão, à luz do Evangelho e do Ensinamento da Igreja, contemplando o rosto amoroso de Maria, aprofundar os conhecimentos e animar o caminho da pastoral em todo Brasil. Além das atividades sobre o Turismo Comunitário, o encontro contará de momentos de oração, reflexão e partilha das atividades desenvolvidas em todo o Brasil.

 

 “O Papa Francisco em suas reflexões finais na Exortação Evangelii Gaudium ensina que Nossa Senhora é mulher de fé, que vive e caminha na fé, por isso a sua excepcional peregrinação da fé constitui sempre um ponto de referência para toda a Igreja. Maria deixou-se conduzir pelo Espírito, através de um itinerário de fé, numa vocação que se realizou no serviço e na fecundidade. Fixemos nosso olhar em Maria, para que ela nos ajude a anunciar a todos a mensagem de salvação e para que os novos discípulos se tornem evangelizadores eficazes”, enfatiza o bispo auxiliar de Belém (PA) e referencial da pastoral, o 4º encontro é muito importante, pois, a Pastoral do Turismo.

 

O objetivo do encontro é sempre ajudar a compreender a identidade e missão da Pastur. Depois de cada encontro, todos são convocados a voltar às suas bases e aplicar o que é refletido é partilhado.

 

“A Pastoral do Turismo com sua espiritualidade, formação e serviços, empenha-se, em comunhão com as Pastorais da Mobilidade Humana, na organização e desenvolvimento desta atividade evangelizadora nas suas mais variadas dimensões e desafios”, explica Dom Irineu.

 

A cada ano o Encontro nacional é realizado em uma cidade diferente. Este ano, o município de Castelo (ES) foi o escolhido por ter algumas experiências de Turismo de Base Comunitário e de turismo rural e familiar.

 

“Na cidade, acontece uma das celebrações mais significativas de Corpus Christi do Brasil”, destaca padre Manoel

 

Curiosidades da cidade

 

Castelo é um município do estado do Espírito Santo e fica a cerda de 150 km da capital Vitória. A cidade é cheia de belos pontos turísticos que são bastante procurados. No centro da cidade, a monumental Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha revela a todos o tamanho da religiosidade do povo castelense e expressa a devoção à Santa Mãe de Deus.

 

Os visitantes ainda podem conhecer o Casarão da Fazenda do Centro, a Cachoeira do Pedregulho “Furlan”, situada a 21 km da sede do município; o Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo localizado no Distrito do Aracuí. Construído em homenagem à Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo. Contém imagens, textos sacros e inúmeras esculturas em granito instaladas a céu aberto.

 

A Gruta do Limoeiro, patrimônio cultural estadual, situada a 15 km de Castelo. A gruta é o mais importante sitio arqueológico da pré-história do Espírito Santo, apresentando vestígios e fósseis de habitação humana que datam de 4,5 mil anos atrás.

 

O Parque Estadual do Forno Grande protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande com 2.039m. Local de especial riqueza biológica onde sobre o musgo das pedras, proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias.

 

Serviço:

4º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo
17 a 19 de novembro de 2017 – Castelo – ES
Informações: institutoirmavicenza@gmail.com

 

Fonte: http://cnbb.net.br/agentes-da-pastur-se-preparam-para-o-iv-encontro-nacional-em-castelo-es/

 

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: CNBB)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Bom dia Kairós 1°Edição com Gilson Meirelles das 07:30 às 09:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial