Notícias

Turismo de Base Comunitária será tema do Encontro Nacional da Pastur.

Uma metodologia de aplicação do turismo. É assim que os estudiosos sobre o turismo apresentam o Turismo de Base Comunitária (TBC). Um processo que envolve o empoderamento e articulação comunitária, a elevação da autoestima de comunidades tradicionais e periféricas e a geração de emprego e renda alternativos e complementares ao que já é gerado pela vocação própria da comunidade.

 

Por estas características, o TBC é uma das linhas mestras da ação da Pastoral do Turismo na América Latina e no Brasil e será o eixo central do 4º Encontro Nacional da Pastur que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, em Castelo (ES).

 

Como tema “O Ano Mariano e o Turismo de Base Comunitária”, o encontro reunirá agentes da Pastur, membros de associações de TBC e especialistas no assunto para, à luz do Evangelho e do Ensinamento da Igreja, contemplando o rosto amoroso da Mãe do Céu, aprofundar os conhecimentos e animar o caminho da Pastur em todo Brasil. Além das atividades sobre o Turismo Comunitário, o encontro contará de momentos de oração, reflexão e partilha das atividades desenvolvidas em todo o Brasil.

 

Para o bispo auxiliar de Belém (PA) e referencial da pastoral, o 4º encontro é muito importante, pois, a Pastoral do Turismo encontra-se numa fase de organização, planejamento e atividades em diversas dioceses do Brasil e devemos criar, sempre mais, essa identidade e unidade, em sintonia com toda Igreja do Brasil, nesses tempos em que o Papa Francisco nos convida a ser ‘Igreja em saída’.

 

A cidade de Castelo (ES) foi escolhida para sediar o encontro por ser o centro de uma região onde o Turismo Comunitário e o Turismo Rural e familiar têm presença marcante e efetiva. Experiências de TBC do Amazonas e da Bahia também serão levadas e a reflexão da ciência será levada pelo doutor em Geografia e Desenvolvimento: Território, Sociedade e Turismo da Universidade Federal de Uberlândia (MG), Anderson Pereira Portuguez.

 

“O turismo é uma atividade capaz de promover o desenvolvimento, trazendo características para o lugar que potencializam o bem estar da comunidade, a organização das bases sociais que promovem esse desenvolvimento, fortalecendo essas lideranças positivas… Mas pra isso ele precisa ser planejado nesse sentido”, afirma o professor.

 

Neste sentido, a Pastoral do Turismo deseja colaborar com o fortalecimento desta modalidade de ação turística para oferecer a comunidades um turismo sustentável, humanamente respeitoso e de preservação cultural e ambiental.

 

Serviço:

4º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo

17 a 19 de novembro de 2017 – Castelo – ES

Informações: institutoirmavicenza@gmail.com


Fonte:
http://cnbb.net.br/turismo-de-base-comunitaria-sera-tema-do-encontro-nacional-da-pastur/

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: CNBB)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Bom dia Kairós com Dejota das 11:00 às 11:30
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial