Notícias

Após acordo, supermercados e shoppings garantem abertura no feriado.

Mesmo com a convenção coletiva entre empresários e trabalhadores vencida, os shoppings e supermercados devem abrir normalmente nesta quinta-feira (02), feriado de Finados. O novo acordo já está “apalavrado”, mas precisa da assinatura de 12 entidades, algumas espalhadas pelo Norte e Sul do Estado, o que só deve ocorrer na sexta-feira (03).

 

A fim de ter uma garantia jurídica para a abertura no feriado, patrões e empregados vão se reunir na tarde desta quarta (01) para checar o texto das cláusulas do acordo e colher o máximo de assinatura.

 

SUPERMERCADOS AOS DOMINGOS SOMENTE EM DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários), Rodrigo de Oliveira, a nova convenção, que terá validade até o dia 31 de outubro de 2018, prevê o funcionamento dos supermercados aos domingos apenas nos três últimos finais de semana de dezembro e durante todos os meses de janeiro e fevereiro.

 

“Foi uma decisão de comum acordo, tanto da parte dos empresários do setor, que não viam viabilidade financeira para arcar com o trabalhador em uma escala de domingo, quanto de nós funcionários, que assim como qualquer um quer manter o dia de descanso no domingo, quando poderá ter mais tempo com a família”, afirma Rodrigo.

 

Diretor da Fecomércio e presidente do Sindicato dos Lojistas de Vila Velha, José Carlos Bergamin explica que a movimentação agora é de conseguir o máximo de assinaturas antes do feriado, mas garante que há um “pacto de não retaliação” entre os empresários e trabalhadores.

 

“Oficialmente, o acordo só estará fechado com a assinatura de todos na sexta. Mas podemos dizer que ele já entra em vigor a partir de amanhã (quinta-feira)”, conta.

 

'NINGUÉM PAGA NOSSA CONTA', DIZ SUPERMERCADISTA

 

Um dos pontos mais polêmicos da convenção coletiva, a abertura de supermercados aos domingos, foi travado dentro da própria classe patronal. De acordo com o diretor superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, 98% dos supermercadistas eram contrários ao funcionamento aos domingos, por considerarem que isso aumentaria os custos da operação.

 

“Entendemos esse clamor favorável a abertura, mas quem paga nossas contas somos nós. O custo operacional de um supermercado é muito alto, já trabalhamos numa escala larga, das 7h às 23h. Abrir aos domingos, geraria um custo adicional, isso seria repassado aos consumidores? A Acaps respeita a decisão da maioria e a maioria, tanto de grandes redes como das médias, quer o fechamento aos domingos. Hoje, a favor da abertura é basicamente o Carrefour. Esse acordo é até 2018, reflete uma situação do cenário atual, que pode ser revertida no futuro caso a economia mude”, explica o dirigente.

 

Fonte: http://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/11/apos-acordo-supermercados-e-shoppings-garantem-abertura-no-feriado-1014105858.html

 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: Gazeta Online)
Kairós FM


 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Voz do Brasil com EBC das 19:00 às 20:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial