Notícias

Trinta e três mil motoristas impedidos de dirigir no ES.

O número de motoristas que tiveram a carteira de habilitação (CNH) suspensa já bateu recorde em 2017 relação aos últimos cinco anos. Foram 33.181 condutores que tiveram que deixar as ruas do Estado até 15 de setembro, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).

 

A quantidade quase dobrou em relação ao ano passado inteiro. Em 2016, foram suspensas 17.164 habilitações; em 2015, foram 18.647; em 2014, 28.566; e em 2013, um total de 23.282 condutores tiveram a CNH bloqueada devido a processos administrativos de suspensão.

 

De acordo com o diretor de Habilitação e Veículos do Detran-ES, José Eduardo de Souza Oliveira, o aumento está ligado a três fatores: maior fiscalização eletrônica, como radares, mais blitze nas ruas e a agilidade nos processos que estão sendo encerrados em menos tempo.

 

Ele acrescenta que esse número ainda pode aumentar, 40.179 mil processos continuam em aberto. “O ideal seria que não tivéssemos carteiras suspensas. Apesar disso, entendemos que, ainda assim, o número é bem inferior ao de habilitados. Atualmente, existem no Estado 1.424.308 condutores.”

 

A suspensão, que é de um ano, pode ocorrer de duas formas: quando o condutor soma ou extrapola 20 pontos na carteira ou pela suspensão direta. A segunda pode ser dada ao condutor flagrado conduzindo sob efeito de álcool, àquele que se recusa a fazer o teste do bafômetro, que pilota motocicleta fazendo manobra que gera insegurança para outras pessoas ou por excesso de velocidade de 50% acima do permitido pela via.

 

As principais infrações que geram suspensão direta no Estado e responsáveis por 60% dos casos são dirigir sob a influência de álcool e transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local em mais de 50%.

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Espírito Santo (Sindauto), Anderson Perozini, os condutores com a CNH suspensa, após a entrega do documento e cumprimento do período de suspensão previsto, deverão realizar o curso de reciclagem com carga horária de 30 horas e prova para reaver o documento. Em 2017, 15.442 já passaram pela prova após realizar o curso online ou presencial nas autoescolas do Estado.

 

“Os alunos podem fazer o curso de forma online ou presencial. Eles têm conceitos básicos de legislação, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal”, esclarece.

 

Aqueles que forem flagrados conduzindo quando estiverem com o direito de dirigir suspenso terão a carteira cassada. O processo é considerado mais grave que a suspensão, uma vez que impede o condutor de dirigir por dois anos. Até setembro, já eram 1.478 mil condutores nessa situação.

 

Trocou o carro pela bicicleta

 

O freelancer em publicidade, Leandro Barbirato Nunes, 29 anos, teve a carteira suspensa há quatro anos em Vitória. Ele se recusou a soprar o bafômetro durante uma blitz. Ele contou que não tinha ingerido muito álcool, mas ficou com medo de que um copo de cerveja o prejudicasse.

 

Ele disse que não recebeu nenhum aviso e só ficou sabendo quando pretendeu renovar a carteira de habilitação no começo deste ano.

 

Mas ele decidiu que não irá mais fazer o curso de reciclagem para poder buscar a carteira no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e também não irá renová-la. Ele quer optar por transportes alternativos, como a bicicleta.

 

“Pretendo vender meu carro e viver com outros meios de transporte. Estou usando isso para tentar evitar o carro,como não posso usar o veículo, sou obrigado a rodar mais de bicicleta e Uber”, finaliza.


Fonte:http://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2017/10/trinta-e-tres-mil-motoristas-impedidos-de-dirigir-no-es-1014105470.html

 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: Gazeta Online)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Voz do Brasil com EBC das 19:00 às 20:00
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial