Notícias

Para tentar rever estagnação na alfabetização, MEC anuncia programas.

Após a apresentação da Avaliação Nacional de Alfabetização, o Ministério da Educação (MEC) apresentou uma Política Nacional de Alfabetização que tem como objetivo reverter a estagnação dos índices apresentados. Mais da metade dos alunos brasileiros do 3º ano do ensino fundamental não apresentaram proficiência nas provas de leitura e matemática.

O plano exposto prevê a relação de outras iniciativas já encaminhadas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), programas de formação de professores e o projetos com livro didáticos. Foi lançado também o "Mais Alfabetização" com o objetivo de atender 4,6 milhões de alunos já a partir do ano que vem. O projeto prevê um assistente de alfabetização em 200 mil turmas para atuarem junto com os professores.

 

- Essa política faz parte de um conjunto de ações do MEC para melhorar os índices estagnados da educação do país. A Política Nacional de Alfabetização e o Mais Alfabetização vão dialogar com a Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Professores, lançada recentemente por nós - afirmou Maria Helena Guimarães, ministra interina da pasta.

 

Atualmente, o MEC disputa com o Conselho Nacional de Educação (CNE) em que ano o estudante deve ser alfabetizado. A pasta federal prega que isso deve ocorrer até o 2º ano, já o CNE afirma que a viabilidade só ocorreria no 3º ano. Esta determinação já deve constar na BNCC, a ser referendada em dezembro.

 

"Avaliar não é apenas medir. Avaliar é medir e atribuir um juízo de valor para essa medida. E esse juízo de valor poderá ser atribuído com mais transparência a partir da aprovação da nova BNCC. Ela definirá melhor o que é o processo de alfabetização e em que ano escolar ela deverá ocorrer", disse Maria Inês Fini, presidente do Inep.

 

Ao todo, devem ser investidos R$ 2 bilhões. A terceira edição da ANA foi aplicada pelo Inep entre 14 e 25 de novembro de 2016. Foram avaliadas 48.860 escolas, 106.575 turmas e 2.206.625 estudantes.

 

Fonte: http://www.gazetaonline.com.br/noticias/brasil/2017/10/para-tentar-rever-estagnacao-na-alfabetizacao-mec-anuncia-programas-1014104928.html

 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: Gazeta Online)
Kairós FM


 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Clube do Ouvinte com Padre Patric e Rosy Oliveira das 18:00 às 19:00
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

Você acredita que a seleção brasileira vai ganhar a Copa do Mundo 2018?

Resultado Parcial