Notícias

Dia de São João Paulo II foi celebrado neste domingo pela Igreja católica.

Neste domingo, 22, além do Dia Mundial das Missões, a Igreja celebra o dia de São João Paulo II, santo polonês que foi Papa por quase 27 anos.

 

O Papa Francisco recordou, com uma postagem no twitter, a memória de seu antecessor. “Hoje, memória de São João Paulo II, recordemos as suas palavras: “Não tenham medo! Abram, ou melhor, escancarem as portas a Cristo”.

 

Após a oração mariana do Angelus com os fiéis na Praça São Pedro, Francisco também pediu a intercessão de São João Paulo II para a missão da Igreja, tendo em vista que se celebra hoje o Dia Mundial das Missões. “No dia em que ocorre a memória litúrgica de São João Paulo II, Papa missionário, confiemos à sua intercessão a missão da Igreja no mundo”, disse.

 

A data estabelecida para celebrar São João Paulo II coincide com o início de seu ministério petrino. Karol Jozef Wojtyla, nome de batismo do Papa polonês, hoje santo, foi eleito Sucessor de Pedro em 16 de outubro de 1978 e em 22 de outubro do mesmo ano deu início a um dos pontificados mais longos da história da Igreja católica.

 

Seu pontificado foi marcado por intensas atividades. Pode-se citar a conclusão da redação do Código de Direito Canônico, reformulado com base no Concílio Vaticano II, e a redação e promulgação do Catecismo da Igreja Católica (CIC).

 

Uma atenção especial foi dedicada por João Paulo II à juventude. Em 1984, no Encontro Internacional da Juventude com o Papa, na Praça São Pedro, ele entregou aos jovens a Cruz, que seria um dos principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), instituída por ele mesmo em 1985. No mesmo ano, foi instituído também o Encontro Mundial das Famílias, outro feito importante de seu pontificado.

 

O Santo Padre também enfrentou momentos difíceis. Em 13 de maio de 1981, foi vítima de um atentado na Praça São Pedro. O tiro que o atingiu submeteu-o a uma delicada cirurgia com extração de parte do intestino. Em julho de 1992, precisou de uma nova internação hospitalar, desta vez para retirar um pequeno tumor também no intestino. Em 1994, em consequência de uma queda, fraturou o fêmur.

 

João Paulo II faleceu aos 84 anos de idade em 2 de abril de 2005. Ele foi beatificado em 1º de maio de 2011 pelo então Papa Bento XVI. A canonização ocorreu três anos depois, em 27 de abril de 2014, em uma cerimônia que reuniu cerca de 500 mil pessoas de diversas partes do mundo na Praça São Pedro, no Vaticano. Neste dia, também foi canonizado São João XXIII.

Fonte:
https://noticias.cancaonova.com/mundo/dia-de-sao-joao-paulo-ii-e-celebrado-hoje-pela-igreja-catolica/

 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: Canção Nova)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Agitação Kairós com Wender Carlos das 20:00 às 22:00
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial