Notícias

Tunico da Vila canta os sucessos do pai, Martinho, em Vitória.

Morando desde o início do ano em Vitória, Tunico da Vila se derrete todo ao falar do Espírito Santo. “Já faz um tempo que digo que sou ‘carioxaba’. Me sinto totalmente ambientado aos botequins e à cultura local”, diz, com a simpatia que certamente está impressa no DNA do sambista.

 

E foi justamente por já se sentir como um de nós que Tunico decidiu preparar uma homenagem aos 80 anos do pai, Martinho, em terras capixabas. O herdeiro se apresenta no próximo sábado (21), na Casa de Bamba, interpretando apenas canções do patriarca.

 

“Em todo o Brasil tá rolando homenagens pelos 80 anos do meu pai. Seria injusto eu apenas participar de outras homenagens em outros Estados”, ressalta Tunico, em entrevista por telefone ao C2.

 

A apresentação será a primeira de uma série de shows do sambista. Daqui até fevereiro, quando o pai faz aniversário, o carioca subirá ao palco da Casa de Bamba uma vez por mês.

 

“Vou cantar o lado A e o lado B da carreira dele. Vou mostrar vários sucessos, explicar a carreira, a história dele até aqui”, destaca, fazendo uma alusão aos LPs que o pai gravou ao longo da vida.

 

Um dos principais sambistas do país, Martinho começou a carreira no final dos anos 1960. De lá para cá, acumulou grandes hits, emplacou sambas-enredo, escreveu 15 livros e atuou fortemente em defesa do movimento negro.

 

O projeto de Tunico tem como um dos objetivos resgatar essa trajetória de Martinho, que, apesar de estar prestes a completar oito décadas de vida, tem fôlego digno de um menino. Para se ter uma ideia, o veterano planeja um disco de inéditas para o próximo ano, conforme confidenciou ao C2 em julho.

 

“O legado dele é muito grande. Sempre primou pelo samba de roda, mas também por ritmos regionais como congo, carimbó, maracatu, várias expressões folclóricas. Uniu tudo isso, foi uma luta grande, porque não é fácil ser cantor de samba e ser vinculado a uma grande gravadora, mas ele conquistou isso, mesclou tudo”, lembra Tunico.

 

Casado com uma capixaba, o músico demonstra uma vontade enorme de incluir o Espírito Santo de vez no circuito do samba e até já gravou com nomes daqui, como Edson Papo Furado. Em “É Dia de Rede no Mar”, reuniu rostos e vozes conhecidas do samba local.

 

“Gravei com gente daqui, falo das paneleiras, da moqueca, dos congueiros, da Curva da Jurema... Já que aqui é minha terra, agora, tem que estar no circuito”, orgulha-se.

 

Em janeiro, Tunico promete ainda subir ao palco do Teatro Universitário com líderes de religiões de matrizes africanas para uma apresentação em defesa da liberdade religiosa.


Fonte: http://www.gazetaonline.com.br/entretenimento/cultura/2017/10/tunico-da-vila-canta-os-sucessos-do-pai-martinho-em-vitoria-1014104114.html

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: Gazeta Online)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Programação musical com Playlist das 00:00 às 05:00
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial