Notícias

Do Leme ao Pontal: Cesar Saad é o primeiro capixaba a completar travessia

O nadador Cesar Saad escreveu seu nome na história da ultramaratona aquática brasileira. O atleta se tornou o primeiro capixaba a completar a temida Travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro. A prova é considerada uma das mais duras do país, porque durante o longo percurso de 36km, o atleta precisou enfrentar ventos fortes e a água gelada, com temperatura até abaixo dos 19°C.

A façanha de Cesar Saad, de 52 anos, teve largada às 23h30 de domingo e chegada às 7h53 de ontem. Foram seis horas de nado aberto em completa escuridão durante a madrugada, momento de maior dificuldade no percurso. Preparado física e psicologicamente para superar todas as dificuldades que poderiam surgir, o atleta natural de Vitória venceu na força e na concentração.

“Na água eu estava sozinho, mas fui acompanhado durante todo o trajeto por um barco que me dava suporte. O fiscal da travessia ficava de olho em todos os meus movimentos e eu não podia sequer encostar no barco. Minha alimentação e hidratação foram feitas na água. Se eu encostasse no barco já era desclassificado. Como nadei de sunga, o frio foi outro obstáculo.”

Bem orientado por uma equipe de profissionais que contém personal trainer, psicólogo, nutricionista e seu treinador, Fabio Lemes, César suportou as adversidades com maestria. Foram aproximadamente seis meses de treinos diários para a travessia. Depois de cerca de 19 mil braçadas, o nadador do Espírito Santo ainda ficou com o recorde da prova com o tempo de 8h53m. A marca pertencia ao carioca Adherbal de Oliveira, que, em 2015, concluiu o evento em 9h23m.

Cesar Saad tem como meta competição na Europa em agosto do ano que vem

Cesar Saad tem como meta competição na Europa em agosto do ano que vem
Foto: Divulgação

“Estou muito contente com meu resultado e pelo recorde. Antes da prova o Adherbal me deu conselhos sobre o percurso. Depois, por eu ter batido o recorde dele, ele brincou que estava arrependido por ter me ajudado com as dicas”, brincou.

Objetivo alcançado

A meta no começo da temporada era vencer a Travessia do Leme ao Pontal. E o objetivo foi conseguido de uma forma que superou todas as expectativas de Cesar Saad. Agora, cheio de moral dentro da modalidade, o empresário natural de Vitória mira projetos ainda mais ousados no próximo ano.

O nadador afirma que continuará treinando intensivamente para disputar em agosto de 2018 a travessia do Canal da Mancha, braço de mar que liga o Sul da Inglaterra ao Norte da França. A tarefa mais uma vez promete ser complicada, contudo, nada que assuste o experiente atleta. Isso porque, dos 52 anos de vida, 33 deles são dedicados às águas abertas.

“Eu nado desde criança e sempre estive ligado ao esporte aquático. Completar a prova do Canal da Mancha é o meu projeto mais ousado e que tenho como meta principal. Seria a realização de um sonho e continuo focado na preparação. Até agosto vou estar ainda mais preparado”, disse.

O planejamento de Cesar Saad já está montado por sua equipe de treinadores. Até a travessia do Canal da Mancha, o capixaba pretende ir aprimorando sua técnica em eventos espalhados pelo Brasil, como a Travessia 14 Bis, de 24km, que tem largada em Bertioga e chegada em Santos, em São Paulo.

 

Fonte: www.gazetaonline.com.br

 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: )
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Boa Tarde Kairós com Rosy Oliveira das 14:00 às 15:00
  • 1 . Ivete Sangalo - - À Vontade ft Wesley
  • 2 . Ed Sheeran - Bibia Be ye ye
  • 3 . Bruno e Barreto - Cópia mal feita
  • 4 . Wesley - Eu não tô dizendo thau
  • 5 . Conrado e Aleksandro Part. Marco Brasil Filho e DJ Kevin - Põe no 120
  • 6 . Victor e Léo - Senhorita
  • 7 . Alok - - Suave Ft. Matheus e Kauan
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial