Notícias

Guarda Suíça preparada para eventual atentado, garante Comandate Graf

Cidade do Vaticano (RV) – O Comandante da Guarda Suíça, Coronel Christoph Graf, afirmou recentemente em Solothurn, Suíça, que no atual contexto de ameaça terrorista, a tropa de proteção do Pontífice “está preparada” para enfrentar um atentado, como aquele ocorrido em Barcelona.

 

“É apenas uma questão de tempo que um atentado ocorra em Roma. Mas nós estamos preparados para isto”, afirmou o Comandante durante a 27ª Assembleia Geral dos antigos guardas suíços, segundo  o portal católico suíço ‘Cath.ch’

Ele ressaltou que a Guarda não é apenas um objeto de atração para as câmaras fotográficas dos turistas, mas passa por constante formação e treinamento, utilizando as técnicas mais modernas para estar sempre atualizada e preparada.

“Nível de segurança já é elevado”

A formação inicial dos recrutas aumentou de dois para quatro meses. Em colaboração com a polícia cantonal do Ticino, os novos guardas são iniciados em tiro, segurança próxima, proteção contra incêndio, primeiros socorros e questões jurídicas.

Oficialmente o nível de segurança "já é muito elevado", não havendo necessidade de aumentá-lo até que uma ameaça concreta seja detectada.

Desde o ataque em Barcelona, em 17 de agosto, a polícia italiana, que é responsável pela segurança em torno do Vaticano, fortaleceu significativamente seus controles em torno da Praça de São Pedro.

A Via della Conciliazione, a principal artéria que leva ao Vaticano a partir do Rio Tibre, desde o atentado em Nice já havia sido bloqueada com barreiras de metal e floreiras de concreto, e numerosos veículos da polícia e do exército estão postados de forma visível também nos acessos ao Vaticano.

As revistas da polícia italiana, responsável pelo acesso à Praça de São Pedro, também estão sendo mais minuciosas no domingo para o Angelus e para a Audiência Geral na quarta-feira, que neste mês de agosto está se realizando na Sala Paulo VI.

Após os atentados em Barcelona, uma mídia próxima ao Estado Islâmico divulgou um vídeo com ameaças  de ataques contra o Papa e a cidade de Roma.

Cardeal Parolin, interpelado este sábado, 26, por jornalistas sobre estas ameaças, garantiu que não houve um aumento na segurança por isto, confirmando as palavras do Comandante da Guarda Suíça que garante que o nível de segurança já é elevado.


Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: )
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Clube do Ouvinte com Padre Patric e Rosy Oliveira das 18:00 às 18:30
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial