Notícias

Ele já leu mais de 100 livros e conhece todas as capitais do mundo

Ele estuda num porão que antes era escuro e inutilizado, mas que desde 2015 ganhou vida. Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, Vitória, o pequeno Igor Pinheiro dos Santos Miranda é um dos 118 estudantes “gênios” da escola – que possuem altas habilidades e superdotação. Ele conhece todas as capitais do mundo e já leu mais de 100 livros, não só de histórias infantis, mas de assuntos variados.

A história de Igor foi relatada pela reportagem do Jornal A Gazeta e pelo portal Gazeta Online em abril deste ano. Na ocasião, a mãe do estudante, a relações públicas Veruska Pinheiro, 39, afirmou que o gosto pela leitura é precoce e começou aos três anos de idade.

“Percebi que ele se destacava antes dos dois anos de idade, pois ele decorava as palavras. Essa habilidade dele me impressiona. Em 2012 fui aconselhada por profissionais a buscar um núcleo de altas habilidades.”

Para estimular o filho, Veruska afirmou que faz questão que ele tenha acesso, em casa, a livros e jornais. “E ele me pede, ama jornais e revistas de turismo. Tudo o que ele vê, quer ler, não fica parado. Além de ler, ele ainda interpreta a leitura.”

Um dos hobbies de Igor é fazer pesquisas na internet. E o assunto predileto? Países, capitais e seus governantes. Não é à toa que o estudante conhece todas as capitais do mundo. Igor disse à reportagem que, quando crescer, quer ser jogador de futebol e viajar o mundo, daí a curiosidade por pesquisar países. “Quero ser como o Robert Lewandowski”, contou o pequeno.

Veruska disse que a proposta de as escolas terem um espaço reservado para atender alunos com altas habilidades é essencial. “E extremamente necessária, pois essas crianças têm o direito de serem assistidas com um olhar diferenciado. Esses espaços são potencializadores e os professores têm a missão de não deixar esses talentos adormecerem”, opinou.


Fonte: www.gazetaonline.com.br

 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: )
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Boa Tarde kairós edição especial de Sábado com Rosy Oliveira das 14:00 às 17:00
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial