Notícias

Concursos e reajuste salarial têm regras mais rígidas no ES

O Tribunal de Contas do Espírito Santo fixou regras mais rígidas para aumentos salariais de servidores do Espírito Santo e também para novas realizações de concursos do Estado, além de garantia de manutenção da Previdência capixaba. A decisão foi dada após votação que recomendou a aprovação das contas do governador Paulo Hartung, referentes ao exercício de 2016. A recomendação, no entanto, apontou queda de 7,32% na receita líquida do Estado, em relação a 2016, chegando a 16,02% em relação a 2012, além de um déficit previdenciário de R$ 66,71 bilhões, no ano de 2017.

> Ferramenta na internet detalha vida financeira dos municípios

Apesar de o Estado ter fechado o exercício 2016 com despesas com pessoal correspondendo a 55% dos fatos — respeitando o limite de 60% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) — este índice está acima do limite de alerta, que é de 54%. Portanto, de acordo com as determinações do TCE, o Governo terá que fazer um estudo atuarial* do Fundo Financeiro para os próximos 75 anos para o planejamento de políticas de pessoal. 

[ *Estudo atuarial é uma avaliação que estabelece os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano de previdência ]

Sem um estudo aprofundado do impacto previdenciário ao longo dos anos, o TCE determinou ao Estado a impossibilidade de conceder contratação de pessoal e aumento salarial aos servidores. Fica também determinado que o Governo somente poderá encaminhar projetos de lei à Assembleia Legislativa, referentes a qualquer tipo de aumento ou reajuste real nas remunerações das carreiras, se tiver os estudos de impacto orçamentário, financeiro e atuarial.

Segundo o secretário de Estado de Controle e Transparência, Eugênio Ricas, o Tribunal de Contas "inovou" ao fazer essas determinações. "É um trabalho que não tem sido feito em outros estados. Não foi feito em outros países e é um passo importante para evitar a falência da previdência e os serviços públicos de uma forma geral".

 

Fonte: www.gazetaonline.com.br

 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: )
Kairós FM

 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Voz do Brasil com EBC das 19:00 às 20:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial