Notícias

Cerca de 40 mil podem ter título eleitoral cancelado no ES, diz TRE

Aproximadamente 40 mil eleitores podem ter o título cancelado no Espírito Santo, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). O motivo é o não comparecimento nos últimos três turnos eleitorais e a falta de justificativa para as ausências. O prazo para regularização com a Justiça Eleitoral venceu nesta terça-feira (2).

 

No Espírito Santo, Serra é o município com o maior número de eleitores que faltaram aos três últimos turnos de eleições. No total, 2.550 pessoas não compareceram às urnas na cidade. Em seguida, vem o município de Guarapari, com 1.358 eleitores faltosos.

 

Quem tiver o título de eleitor cancelado sofre sanções como dificuldade para conseguir empréstimos bancários, impossibilidade de tomar posse em cargo público, matricular-se em instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo e tirar passaporte.

 

Além disso, caso haja o cancelamento, o cidadão precisará realizar novamente todo o procedimento para obtenção de um novo título eleitoral.

 

O empresário Juliano Martins, de 36 anos, foi ao cartório eleitoral nesta terça, apesar de ter deixado de votar apenas no segundo turno das últimas eleições. Temendo punições, ele preferiu acertar a situação com a Justiça Eleitoral. “Eu quis regularizar, apesar de saber que havia mais prazo no meu caso, para não deixar para a última hora. É claro, eu tenho medo de algum tipo de sanção por ter empresa”, disse.

 

De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1,8 milhão de eleitores estão com títulos irregulares por ausência nos últimos três turnos eleitorais. Para quem não regularizou a situação com a Justiça Eleitoral, o cancelamento automático dos títulos acontecerá entre os dias 17 e 19 de maio.

 

Os eleitores com voto facultativo, que são os analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos incompletos e maiores de 70 anos, além daqueles com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não são obrigados a fazer a regularização nos cartórios.

 

Fonte:  g1.globo.com

 


Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: 
g1.globo.com )

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Agitação Kairós - Vitrola Hits com Playlist das 19:00 às 20:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial