Notícias

Seca no ES: Municípios terão mais rigor contra o desperdício de água

As prefeituras dos municípios do Espírito Santo vão ter que endurecer suas legislações para evitar o desperdício de água. A recomendação é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que lançou duas novas resoluções e prorrogou o cenário de alerta por mais 90 dias. Quem não seguir as orientações poderá sofrer sanções e penalidades que incluem até multas.

 

A proposta é que as mudanças ocorram em regime de urgência, e que sejam proibidas e penalizadas práticas que resultem em desperdício de água.

 

Dentre elas estão a lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras; irrigação de gramados e jardins com água  fornecida por abastecimento público, umectação de vias públicas e outras emissões de poeiras, exceto quando for feito com   água de reúso.

 

As medidas atingem ainda as companhias de abastecimento, os órgãos de licenciamento ambiental e as indústrias.

Às últimas cabem a imediata adoção de medidas de reúso, reaproveitamento e reciclagem de   água  em suas unidades, visando à redução do consumo.

 

Já as companhias de abastecimento devem desenvolver estudos de alternativas para os pontos de captação e de outras fontes para o abastecimento humano. Elas também vão adotar medidas de redução do fornecimento de água para as grandes indústrias.

 

O diretor-presidente da Agerh, Paulo Paim, disse que o período é crítico e a prioridade é o abastecimento humano.

“Estamos construindo uma cooperação técnica com o Ministério Público para que o resultado das ações sejam mais eficientes”, afirma.

 

Um levantamento da Agerh aponta que o volume de chuvas entre janeiro e julho de 2016 foi menor que o esperado para o período, representando 50% de redução em relação aos anos anteriores à estiagem, e reduzindo as vazões dos principais rios capixabas.

 

A punição para quem não seguir as recomendações está prevista na Lei 10.179, de 2014.

 

Fonte:  g1.globo.com

 


Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: )
Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Programação não definida
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial