Notícias

Espírito Santo registra 835 denúncias de trabalho infantil nos últimos 5 anos

O combate ao trabalho infantil é, ainda, uma realidade no Brasil. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou 835 denúncias desse tipo de crime no Espírito Santo. Dessas crianças que são obrigadas a trabalhar, a maior parte é de meninos negros que acabam abandonando a escola. Mais de 50% realizam trabalhos domésticos. No total, 80% vivem em área urbana.
O procurador do Ministério Público do Trabalho Vitor Borges acredita que é possível mudar essa realidade e até mesmo erradicá-la. No entanto, para isso, ele aponta que a sociedade precisa mudar de perspectivas e se conscientizar a respeito do problema. Para ele, a população precisa rejeitar o que é resultado do trabalho infantil, para que os exploradores dessa condição percebam que não vale a pena utilizar a mão de obra de crianças.
O procurador explica que o trabalho infantil é um fator que leva a perpetuação da pobreza. “A criança que trabalha não tem tempo para estudar e, aos poucos, vai se distanciando da escola. Isso faz com o que a gente tenha uma mão de obra desqualificada. Assim, o círculo de pobreza se perpetua. A pobreza leva à busca pelo trabalho. Por sua vez, o trabalho distancia a criança da escola, o que leva a uma mão desqualificada, a um subemprego, ao desemprego e à pobreza novamente”, frisou.

Duas frentes
Segundo o procurador, o combate ao trabalho infantil tem sido feito de duas maneiras. Uma que busca resgatar as crianças e adolescentes nessas situações e a outra é uma vertente preventiva, que tem como objetivo conscientizar a sociedade a respeito do tema.
Neste domingo, 12 de junho, foi celebrado o Dia Mundial e Nacional da Luta contra o Trabalho Infantil. Esta data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com o intuito de conscientizar a população em geral a respeito dos riscos e prejuízos ocasionados pelo trabalho de crianças e adolescentes, além de ser um estímulo à realização de denúncias.

 

Fonte:  CBN
Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: 
CBN)

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Voz do Brasil com EBC das 19:00 às 20:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial