Notícias

Gesto de Bispo de San Isidro surpreende costarriquenhos

 

San José (RV) – O Bispo de San Isidro, Dom Gabriel Enrique Montero, chamou a atenção dos costarriquenhos ao ajudar a carregar banheiros químicos destinados aos migrantes africanos, que entraram no país em abril com a intenção de chegar aos

Estados Unidos. A imagem do gesto viralizou na internet.

 

O prelado buscou junto ao governo costarriquenho uma saída digna para a situação em que vivem os africanos. Desde cedo o prelado buscava agentes da migração e do governo para compreender as disposições legais que envolviam as migrações aos Estados Unidos e as possíveis soluções, para tentar “uma saída humana e real para estes irmãos”.

 

O site da Diocese de San Isidro informou em seu site, que graças ao trabalho do prelado, o Governo da Costa Rica se comprometeu a emitir os documentos necessários para que os migrantes possam seguir viagem.

 

Os 400 migrantes, incluindo mulheres grávidas e crianças, viviam em cabanas improvisadas com plásticos e papelões. Devido às más condições do local, contraíram infecções respiratórias e gastrointestinais.

 

Dom Gabriel Enrique Montero visitou cada uma das moradias improvisadas, buscando convencer os migrantes a transferirem-se aos albergues para refugiados, prometendo a eles que lutaria para que as promessas do governo fossem cumpridas.

 

Karonga, senegalês de 29 anos e líder do grupo, aceitou a transferência para o Refúgio Buenos Aires, mas houve resistência para transferências ao Refúgio do Km 20, em Golfito, considerado “sem todas as condições”. Parte da missão do bispo, então, foi tentar convencer os migrantes a transferirem-se ao Campo Ferial, enquanto a Igreja continuava seu papel de velar para que fossem cumpridas as condições humanitárias e de segurança mínimas requeridas.

 

A presença de Dom Montero no local foi fundamental. O Governo reconheceu seu valor como voz da Igreja, sua aceitação e respeito. Para os africanos, liderados por Karonga, o bispo converteu-se em uma voz crível, pois o consideram como “enviado do alto e delegado do Papa Francisco”. (JE)

 

Fonte: br.radiovaticana.va

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: 
br.radiovaticana.va)

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Boa Tarde kairós edição especial de Sábado com Rosy Oliveira das 14:00 às 17:00
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial