Notícias

Apelo da Caritas Internacional reforça campanha SOS Equador

 

A Cáritas Internacional lançou, em nome da Cáritas Equador, o Apelo Emergencial (EA, na sigla em inglês) 12/2016, em resposta aos danos causados pelo terremoto ocorrido no país, no dia 16 de abril, e que tem como meta o atendimento de 700 famílias (cerca de 3,5 mil pessoas). A iniciativa prevê ações em quatro eixos: segurança alimentar e artigos não alimentícios; apoio espiritual, psicológico, social e fortalecimento comunitário; reconstrução de moradias e reativação econômica para a obtenção de meios de sobrevivência. 

 

O EA terá duração de doze meses (de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017) e deverá contar com um orçamento de cerca de 1,4 milhão de euros. O projeto reforça a Campanha de Solidariedade ao Equador, SOS Equador, lançada no dia 25 de abril pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira. Pelo menos 720 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo terremoto e necessitam de ajuda humanitária urgente. O abalo alcançou o nível 7,8 na escala Richter e atingiu grande parte do país. 

 

De acordo com informações da Cáritas Equador, o terremoto provocou a morte de 660 pessoas, deixou 4,6 mil feridos e desalojou aproximadamente 29 mil. Além disso, 1.125 prédios e residências foram destruídos, 829 foram danificados e 560 escolas foram atingidas. 

Reconstrução de residências

A Cáritas Equador busca agora reorganizar as famílias em pequenas comunidades, por isso há a necessidade de tendas e barracas para o abrigo destas pessoas por um tempo razoável, enquanto suas residências são reerguidas. Também estão sendo organizados sopões comunitários. Em Manabí, a Cáritas trabalha com dois objetivos principais: reconstruir as residências das famílias atingidas e gerir recursos para a reconstrução das comunidades. “O Equador foi severamente atingido por um forte terremoto, que derrubou muitos prédios. Ele feriu profundamente o coração do litoral de nosso amado país. Separou famílias, fragmentou comunidades e destruiu os sonhos de mulheres e homens que ainda não conseguem compreender bem o que aconteceu, mas que mesmo assim tentam com esperança reconstruirem-se logo de tão dramática experiência. Como geralmente acontece nas situações mais dolorosas, afetou intensamente as pessoas mais vulneráveis”, aponta Mauricio López, secretário-executivo da Cáritas Equador.

 

Os beneficiários diretos e principais atores do EA da Caritas Internacional são as famílias das províncias de Manabí, Esmeraldas e de Los Ríos. As 700 famílias que serão beneficiadas pelo apelo emergencial foram selecionadas com base em um conjunto de critérios: perderam tudo e têm poucas possibilidades de recuperar-se econômica e socialmente; receberam ajuda insuficiente ou inexistente de outras organizações; possuem mulheres como principal mantenedoras; possuem chefes de família sem trabalho ou possuem membros com necessidades especiais.

 

Desta forma, a presidência da CNBB e o presidente da Cáritas Brasileira convidam todos a se unir à Campanha de Solidariedade ao Equador e a formar uma corrente de oração pelas vítimas do terremoto. Estão convidadas a participar as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade. 

 

A coleta em solidariedade às vítimas será realizada por meio das seguintes contas bancárias, administradas pela Cáritas Brasileira em favor do povo equatoriano:

Banco do Brasil

Agência: 3475-4

Conta Corrente: 33.362-X

Caixa Econômica Federal

Operação: 003

Agência: 1041

Conta Corrente: 3824-6

 

Fonte: CNBB

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: Cáritas brasileira)
Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Cio da Terra com Rosy Oliveira das 17:00 às 18:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial