Notícias

Municípios do ES sofrem queda no número de eleitores

Em ano de eleição municipal, 14 cidades doEspírito Santo perderam eleitores. Delas, 13 são municípios que realizaram o recadastramento biométrico. A maior baixa foi em Mimoso do Sul, que teve queda de 18% no eleitorado. Vitória sofreu uma redução de 11%.

 

O comparativo foi feito entre o mês de janeiro - quando a biometria já estava em andamento - e a data de encerramento do prazo de regularização do título, no último dia 4.

 

Com 21.977 moradores em condições de votar no início do ano, Mimoso tem agora 3.905  eleitores a menos. Vitória, que em janeiro computava ao todo 259.585 votantes, perdeu 29.680 deles - número maior que o eleitorado total da cidade do Sul do estado.

 

Outros municípios que sofreram baixa no quantitativo de eleitores foram Marechal Floriano(-15,5%), Laranja da Terra (-15,3%), Marilândia (-15%), São Roque do Canaã (-12,7%), Divino de São Lourenço (-12%), João Neiva (-11,7%), Águia Branca (-11,3%), Vila Pavão (-11%), Água Doce do Norte (-10,5%), Vila Valério (9,4% a menos), São Domingos do Norte (queda de 9%), ePonto Belo (-7%). De todas, apenas Divino de São Lourenço não fez a biometria. 

 

Líderes de partidos admitem que terão que adotar estratégias diferentes diante da nova realidade, mas não viram com maus olhos a queda de eleitores.

 

“Nosso pensamento é macro, mas ainda vamos trabalhar essas informações, entender a quantidade de vagas que terão nestes lugares e fazer um planejamento mais detalhado. Mas esta queda é fruto de muita inscrições indevidas, pessoas que são levadas de um município a outro para votar. É um resultado salutar, agora serão os eleitores de fato das cidades”, alegou o presidente do PSDB no estado, Jarbas de Assis.

 

“Será uma eleição diferente esse ano por causa disso, pelo fim do financiamento empresarial e campanha mais curta. Vamos nos planejar. Mas em Vitória, por exemplo, 11% de queda do eleitorado é um número aproximado a quantidade de abstenções.

 

Por causa desse recadastramento deverá diminuir a abstenção, porque quem não foi renovar o título é quem geralmente não tem interesse em votar”, disse Genivaldo Lieviore, presidente do PT.

 

“A biometria pode ter feito um trabalho de volta do eleitor para votar onde está morando. A queda pode ter sido reflexo disso. Mas não muda a estratégia do partido, vamos trabalhar com a mesma intensidade”, disse o deputado federal e presidente do PSB no Estado, Paulo Foletto.

 

Fonte:  g1.globo.com

 


Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: 
g1.globo.com)

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Cio da Terra com Rosy Oliveira das 17:00 às 18:00
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

Você acredita que a seleção brasileira vai ganhar a Copa do Mundo 2018?

Resultado Parcial