Notícias

EL destroi igreja dos dominicanos em Mosul

 

Mosul (RV) – A Igreja Latina no centro de Mosul, Iraque, historicamente sob os cuidados dos Padres Dominicanos e conhecida como “Igreja de Nossa Senhora Milagrosa” ou “Igreja do Relógio”, foi destruída com o uso de explosivos. O episódio – informa a Agência Fides – ocorreu no domingo, 24 de abril, e é atribuído aos militantes do Estado Islâmico, que controlam a cidade desde 9 de junho de 2014.  Segundo fontes locais, os jihadistas do Daesh (acrônimo árabe para EI) evacuaram a área circundante à igreja, saqueando-a antes de explodi-la.

 

Patriarca caldeu deplora destruição

 

O Patriarcado caldeu, por meio de uma nota, expressa sua dor por mais esta ato de devastação cometido contra um lugar de culto, e pedem também aos políticos iraquianos para trabalharem rapidamente com o objetivo de favorecer uma autêntica reconciliação nacional que feche as portas à expansão do terrorismo. A Igreja latina caracterizava de maneira inconfundível o centro histórico de Mosul, sobretudo graças à sua torre com o relógio, doado aos cristãos iraquianos pela Imperatriz Eugenia, mulher de Napoleão III.

 

Antigo símbolo de paz

 

“O badalar daquele relógio – contou à Agência Fides, Irmã Luigina Sako, Superiora da Casa romana das Irmãs caldeias Filhas de Maria – marcaram a nossa juventude, quando Mosul era uma cidade onde se vivia em paz. Recordo que quando era estudante, quando tinha um exame importante, íamos todos, cristãos e muçulmanos, levar os bilhetes com os nossos pedidos de ajuda à Gruta de Lurdes que havia na igreja, e que também os nossos amigos muçulmanos conheciam e honravam como “a Igreja de Nossa Senhora milagrosa”. (JE)

 

Fonte: br.radiovaticana.va

 


Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo (com informações: 
 br.radiovaticana.va)

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Clube do Ouvinte com Padre Patric e Rosy Oliveira das 18:00 às 19:00
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

Você acredita que a seleção brasileira vai ganhar a Copa do Mundo 2018?

Resultado Parcial