Notícias

Após sanção presidencial favorável à 'pílula do câncer', CRM-ES avalia que uso do composto é arrisca

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou, sem vetos, a lei que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com câncer. O produto, que ficou conhecido como 'pílula do câncer', poderá ser usado pelos pacientes, "por livre escolha", desde que tenham laudo médico que comprove o diagnóstico e assinatura de termo de consentimento e responsabilidade dos próprios pacientes ou de seus representantes legais.

No Estado, a recomendação do Conselho Regional de Medicina (CRM) é que os médicos não indiquem o uso da “pílula do câncer”. De acordo com o presidente do conselho, Carlos Magno, o medicamento não passou por testes, por isso, não tem eficácia comprovada. “O conselho continua com a mesma posição: o médico não deve fazer a prescrição pois a medicação está em fase experimental”, declarou.

O universitário Heberton Silva, que acompanha o tratamento de câncer de mama da mãe, contou que a pílula não será utilizada no tratamento. A falta de testes do medicamento pesou na decisão. “Não vamos arriscar porque é uma coisa incerta. Vamos deixar tudo jeito que está”, declarou.

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) também desaconselha o uso da fosfoetanolamina no tratamento de câncer, mesmo que seja simultâneo com o tratamento convencional.

De acordo com Carlos Magno, se o CRM receber denúncia de que algum médico do Estado receitou a “pílula do câncer” uma sindicância será aberta e o médico terá que explicar porque prescreveu a medicação. 

Fonte: CBN Vitória (93,5 FM)

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: 
CBN Vitória (93,5 FM) 

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Programação não definida
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial