Notícias

Muqui e Castelo, no ES, são alvos de operação Lama e Mar da PF

A Polícia Federal expediu nesta segunda-feira (11), dois mandados de busca e apreensão em Castelo e um em Muqui, municípios da região Sul do Espírito Santo. As investigações fazem parte da Operação Lama e Mar, que apuram fraudes em licitações de Governador Valadares, emMinas Gerais, durante as obras de reconstrução da cidade após as fortes chuvas de 2013.

 

O objetivo da operação é desmantelar uma quadrilha criminosa que atua na Prefeitura Municipal de Governador Valadares e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município, composta por servidores públicos de alto escalão e financiada por empresários que tem contratos com a administração.

 

As investigações indicam que a quadrilha tenha fraudado licitações que chegam a R$ 1,5 bilhão. Entre os crimes investigados, estão crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, violação de sigilo, além de fraudes em licitações. Os principais envolvidos podem pegar até 775 anos de prisão.

 

O nome da operação faz referência as fortes chuvas que destruíram parte da cidade em 2013. Por causa do desastre, a prefeitura decretou situação de emergência, para captar recursos federais que pudessem reduzir os estragos provocados pelas chuvas. De acordo com as investigações, a quadrilha teria aproveitado a situação para fraudar licitações e se aproveitar do recurso captado.

 

Além da busca e apreensão nos municípios capixabas, outros 60 mandatos do mesmo tipo foram expedidos para municípios mineiros. A investigação também pediu a prisão temporária de oito pessoas, nos municípios de Governador Valadares, Nova Lima e na capital Belo Horizonte.

 

Também foi pedido o afastamento de 20 pessoas que ocupam cargos públicos - entre eles, oito vereadores da Câmara Municipal de Governador Valadares - , e 17 determinações de bloqueio de bens e valores.

 

A operação, que começou em janeiro de 2015, conta com 260 policiais federais, 24 auditores da Controladoria Geral da União e também com a participação do Ministério Publico Federal.

 

Fonte: g1.globo.com 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: 
g1.globo.com)

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Saudade Kairós com Wender Carlos das 13:00 às 14:00
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial