Notícias

Ministério da Saúde confirma caso de capixaba infectado pelo H1N1

O Ministério da Saúde confirmou que um capixaba foi contaminado pelo vírus H1N1. Esse é o primeiro caso de alguém do Espírito Santo que contraiu a doença desde o início de 2016.

 

O dado foi divulgado pelo informe epidemiológico do Ministério, no dia 29 de março. O Espírito Santo era o único estado da região sudeste sem nenhum caso confirmado da gripe  A (H1N1), até então.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece, em nota, que o caso divulgado pelo Ministério da Saúde é de um capixaba que está em tratamento em São Paulo, ou seja, não contraiu o vírus no estado. 

No entanto, Sesa não disse quem é o capixaba, nem em qual cidade ele vive e qual o estado de saúde dele.

A Sesa informaou também que, conforme o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, há 11 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode ser causada por três tipos de gripe, entre eles, o H1N1.

Antecipação


O Governo do Espírito Santo vai antecipar a vacinação contra gripe para a próxima segunda-feira (18) e seguirá um cronograma por público-alvo. Pelo menos 679 mil pessoas devem ser imunizadas no Estado, o que representa 80% do público prioritário (849.975 pessoas).

Os primeiros a receberem a dose serão os trabalhadores da saúde, as gestantes e as puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). A partir de 30 de abril, dia D de Mobilização Nacional, até o dia 20 de maio, a vacinação será destinada a todos que compõem o grupo prioritário da campanha.

Além dos trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, também estão no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra gripe as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras. A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2), e influenza B (subtipo Brisbane).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, na última semana, 25% do total de 909.200 doses que o Ministério da Saúde enviará para o Espírito Santo. Outras três remessas devem ser enviadas até o dia 29 de abril, totalizando 50% da cota estadual, e mais duas remessas chegarão até o dia 13 de maio, totalizando 100% das doses que serão disponibilizadas para o Estado.

A vacinação contra gripe acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos 78 municípios capixabas. A semana passada e esta semana foram fixadas como período de distribuição das vacinas para os municípios e organização dos serviços municipais de saúde para início da vacinação.

Cronograma de vacinação


A partir de 18 de abril (segunda-feira)
- trabalhadores da saúde (todos os trabalhadores dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade),
- gestantes e puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);

A partir de 30 de abril (sábado)
- vacinação de todos os grupos prioritários da campanha, que é composto por pessoas com 60 anos ou mais;
- crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade;
- indígenas;
- população privada de liberdade;
- funcionários do sistema prisional;
- pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras;
- profissionais de saúde;
- gestantes e puérperas. 

 

Fonte: g1.globo.com

 

Da Redação Multimídia
Departamento de Jornalismo (com informações: 
g1.globo.com )

Kairós FM 

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Rancho da 94 com Rosy Oliveira das 16:00 às 16:40
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial