Notícias

Comissão de deputados do ES cobra explicações da Samarco sobre lama.

A Comissão de Representação da Assembléia Legislativa do Espírito Santo se reuniu nesta terça-feira (17) com o diretor comercial da Samarco, Roberto Carvalho, para cobrar explicações da empresa sobre o desastre ambiental causado pela lama no Rio Doce.

Durante a reunião, o direitor da Samarco, que é propriedade da Vale e da BHP, falou sobre um laudo feito pela companhia de saneamento de Minas Gerais, que mostra que não há presença de metais pesados, como mercúrio, na água de Governador Valadares, por onde a lama já passou.

Entretanto, o diretor não apresentou o laudo aos deputados. A comissão solicitou que a empresa dispobilize o documento.

"A Comissão está aqui para representar a população e aproveitamos a reunião para sanar dúvidas, que não eram apenas dos parlamentares, mas da sociedade", disse o deputado Da Vitória, presidente da Comissão de Representação.

Roberto Carvalho disse também que a empresa vai apresentar um plano de comunicação ainda nesta semana, com as ações que vem tomando para reduzir os impactos causados pela lama.

Na quarta-feira (18) a diretoria da Samarco se reúne com parlamentares de Minas Gerais para uma reunião sobre a lama.


Filtro

Além da reunião, a comissão também pretende articular o teste de um filtro de ação direta que possa separar a água da lama do Rio Doce.

O grupo vai enviar um oficio para que a empresa Incomil disponibilize o filtro e, em seguida, solicitar que  o Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Baixo Guandu teste o equipamento.


Comissão Interestadual

Nesta quarta-feira (18), deputados capixabas vão estar em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, para a participarem da solenidade de instalação da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce).

Após a instalação e eleição da presidência da comissão, será realizada uma audiência pública para debater as consequências e as soluções para a Bacia do Rio Doce, diante do rompimento de barragem da Samarco.

A Comissão será composta por parlamentares dos dois estados por onde passa o rio. São 11 deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e 10 de Minas Gerais.


Fonte: G1ES

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: G1ES)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Saudade Kairós com Wender Carlos das 13:00 às 14:00
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial