Notícias

Matrículas em escolas estaduais do ES serão feitas pela internet.

Rematrículas, matrículas e transferência de escolas públicas estaduais do Espírito Santo começam na segunda-feira (16). E, pela primeira vez, o processo será realizado pela internet, acabando com as grandes filas observadas no agora extinto Dia D.

Porém, a vaga do aluno só estará garantida mediante documento assinado pelos pais ou por alunos quando maiores de 18 anos.

Ao todo, a Secretaria Estadual de Educação (Sedu) tem 371 mil vagas distribuídas em 503 escolas, sendo duas de tempo integral, dentro do projeto Escola Viva. Dessas, 259 mil vagas são para rematrículas ou transferências e o restante, 112 mil, são vagas disponíveis para novas matrículas.

A rematrícula e a transferência de unidade dos alunos já inseridos na rede estadual de ensino acontecem entre os dias 16 a 20 de novembro. O período de matrícula dos alunos que não são da rede é entre os dias 27 de novembro e 14 de dezembro.

O secretário estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, explicou que os formulários de pré-matrícula serão disponibilizados pelo site , na seção de chamamento público.

Quem não possui acesso à internet poderá solicitar o formulário na escola onde pleiteia a vaga.


Novidade

A partir do próximo ano, a Sedu vai georreferenciar os alunos, ou seja, identificar as coordenadas geográficas dos locais de residência dos alunos com o objetivo de otimizar o uso do transporte escolar, como definição de local de embarque e horário de saída e chegada dos veículos.

Isso será possível a partir do fornecimento de um código existente na conta de luz. O ano letivo de 2016 começa no dia 15 de fevereiro nas escolas da rede estadual.


Confirmação obrigatória

A obrigatoriedade da assinatura de um documento pelas famílias para garantir a matrícula se fez necessária devido à quantidade de vagas ociosas nas escolas do estado, uma vez que muitos pais solicitam mas não efetivam as matrículas, segundo o secretário Haroldo Corrêa Rocha.

“Nós não aceitaremos mais matrículas se as famílias não preencherem essas solicitações e efetivarem a matrícula, que além do formulário, exige documentos”, disse.

Os pais que não comparecerem para efetivar a matrícula serão cobrados pela Sedu, segundo Haroldo Correa Rocha.

“Criamos a facilidade da internet, mas nos tornamos mais rigorosos. As secretarias das escolas vão procurar esses pais. Se essa ação não gerar resultados, vamos gerar um relatório sobre essas famílias e discutir com o Ministério Público para garantir o direito da criança e do jovem à escola”, explicou.

 

Fonte: G1ES

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: G1ES)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Programação não definida
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial