Notícias

Novembro Azul dá alerta contra o câncer de próstata.

Selo Residentes Depois do mês de outubro que foi marcado pela conscientização do Câncer de Mama, chegou a vez dos homens. O Novembro Azul visa incentivá-los a terem mais atenção com a própria saúde, estimulando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Este tipo de câncer ainda faz muitas vítimas. É o segundo que mais mata homens no Espírito Santo, perdendo apenas para o câncer de brônquios e pulmões. De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Estado de Saúde (SESA), o câncer foi responsável por 256 mortes no Estado em 2013. A previsão do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que 1.580 homens tenham câncer de próstata no Espírito Santo até o final de 2015.

Para a oncologista da Medquimheo, Layla Torres Gaze, ter um mês dedicado a esta conscientização é fundamental para um diagnóstico precoce da doença. “É fundamental informar, alertar e conscientizá-los sobre a doença para que diminua os índices de mortalidade dos pacientes. Embora gere desconforto para alguns homens, a melhor forma de prevenir é com a realização do exame de toque retal”, afirma.

Humberto Ruffo Rabelo é um exemplo de que o exame pode salvar vidas, pois conseguiu diagnosticar o câncer de próstata ao fazer o exame. “Não sentia nada, foi o toque retal que conseguiu mostrar o tumor”, comenta. Mesmo retirando a próstata aos 60 anos, o câncer voltou aos 68 anos. Em 2015 realizou novamente o tratamento com sessões de radioterapia no Cecon, passando por acompanhamento. Hoje, Humberto agradece todos os dias por ter se prevenido. “O exame salvou a minha vida”, alerta o aposentado que começou a realizá-lo aos 40 anos.

Segundo a médica, o indicado é realizar o exame a partir dos 45 anos. Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de 90%. O câncer de próstata é mais comum em homens a partir dos 50 anos de idade. Quando há casos do câncer em pai ou irmãos antes dos 60 anos, o risco de ter o tumor é de 03 a 10 vezes maior, podendo ser explicado por fatores genéticos, hábitos alimentares ou estilo de vida não saudáveis de algumas famílias.

Sintomas

Na maioria dos casos, a doença é silenciosa. Quando apresenta sintomas, eles podem ser confundidos com a presença de tumores benignos na próstata. “Dificuldade de urinar e vontade de urinar mais vezes durante o dia e a noite são sinais de alerta. Na fase avançada, a doença pode causar dor óssea e sintomas urinários mais intensos”, finaliza Layla.

Tratamento

O tratamento é realizado de acordo com a avaliação médica de cada paciente. A cirurgia, radioterapia e bloqueio hormonal, de forma isolada ou combinadas, são alguns dos procedimentos adotados contra o câncer de próstata.

Fonte: Gazeta Online

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: Gazeta Online)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Voz do Brasil com EBC das 19:00 às 20:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial