Notícias

Governo visita áreas críticas e anuncia conclusão de barragem.

Ontem (08), uma comitiva formada pelo vice-governador César Colnago, pelo secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice e diretor de operações da Cesan, Carlos Martinelli, visitaram as localidades do Norte do Estado que estão sofrendo com a falta de água.  A equipe percorreu os municípios de Ecoporanga, São Mateus, Pinheiros, Boa Esperança e Conceição da Barra, que estão em estado extremamente crítico e racionado.  

Na parte da manhã, o primeiro município a ser visitado foi Ecoporanga, em seguida, a comitiva seguiu para Pinheiros, onde foi feito o anúncio de que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), irá assumir a conclusão das obras de fechamento da barragem de Itauninha, localizada no município.

 A barragem, que é considerada a maior do Estado, possui 16km de extensão, tem capacidade para armazenar 17 milhões de litros d’água e teve suas obras paralisadas em 2003. O investimento inicial foi por meio de um convênio entre o Ministério da Integração Nacional e a prefeitura de Pinheiros.

 Durante anúncio da retomada das obras de conclusão da barragem Pinheiros-Boa Esperança, nesta manhã no norte do Estado, o vice-governador César Colnago destacou que o envolvimento da população é fundamental no enfrentamento da crise hídrica.

 "Neste ano foram economizados 9 bilhões de litros de água pela população, o que dá para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes por uns três meses, segundo cálculos da Cesan. O agravamento da crise exige uma mudança radical de hábitos de consumo. Por isso, a população precisa estar atenta para a necessidade de adotar medidas de economia racionalizando o uso e consumo da água.

 De acordo com César Colnago, dos 20 projetos prioritários do governo estadual um deles é a construção de barragens de médio e grande porte. “Esta obra de barragem entre os municípios de Pinheiros e Boa Esperança está há 12 anos paralisada e o governo já decidiu pela retomada das obras no menor prazo possível”, garantiu.

 Para Octaciano Neto, secretário de Estado da Agricultura, a barragem de Itauninha é uma das mais importantes do Espírito Santo. “Nesse momento de falta d’água que o Estado está passando, a barragem seria de extrema importância para os moradores da região, por isso temos o compromisso de concluir as obras de fechamento da barragem”, destaca. 

 

Visitas às áreas críticas

 
No período da tarde, a comitiva visitou o município de Conceição da Barra, onde conheceram a comunidade de Braço do Rio, seguindo viagem para São Mateus, onde visitaram a unidade de captação de água da Cesan, o ponto de captação do SAAE e também Rio Preto.

 A equipe percorreu as áreas mais afetadas com a falta de água e conversou com os produtores rurais, uma vez que com a determinação das medidas da Agerh, foi definida a suspenção da irrigação na parte da manhã, fator que dificulta a rotina de trabalho dos produtores rurais do Estado. O secretário ainda diz que o momento é de unir esforços. “É o momento é de esforço coletivo para minimizar os impactos dessa seca. Juntos enfrentaremos essa crise”. 


Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Cio da Terra com Rosy Oliveira das 17:00 às 18:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial