Notícias

Greve vai fechar 400 agências bancárias nesta terça-feira.

A greve dos bancários que começa nesta terça-feira (6) deve comprometer a abertura de quase 400 postos e agências bancárias do Estado. Apenas serviços considerados essenciais, como saques e depósitos em dinheiro e em cheque realizados no caixa eletrônico, serão mantidos.

Os atendimentos efetuados no interior das unidades, como modalidades de empréstimos, estarão paralisados, segundo o diretor do Sindibancários, Carlos Pereira de Araújo. O movimento trabalhista é nacional e deve crescer com os dias, diz o sindicato, até atingir cerca de 500 unidades. Os bancários pedem reajuste de 16% no salário, além de participação nos lucros e melhores condições de trabalho.

Mesmo que as agências estejam fechadas, o consumidor não pode deixar de pagar as contas em dia. É que, apesar da interrupção, instituições financeiras explicam que fornecem canais alternativos. Entre eles, estão os aplicativos, que permitem operações pelo smartphone, e o internet banking.

O Banestes afirma que os clientes poderão acessar 722 caixas eletrônicos distribuidos entre agências, shoppings, postos de combustíveis e supermercados, locais onde será possível fazer saques e pagamentos. A instituição financeira esclarece que tem 450 correspondentes bancários no Estado que também realizam saques e pagamentos de contas.

Segundo o banco, o consumidor que quiser praticidade, poderá movimentar o dinheiro e quitar débitos por meio do aplicativo Banestes Celular ou mesmo pela internet. Os serviços estão habilitados para aqueles com certificado digital.

A Caixa também explica que os consumidores poderão usar os correspondentes Caixa Aqui ou as unidades lotéricas para pagar contas de água, luz, impostos, prestações da casa própria e receber o Bolsa-Família, parcelas do seguro-desemprego e sacar o FGTS e a aposentadoria do INSS. O banco oferece um aplicativo para celulares e tablets.

O Banco do Brasil informa que os clientes, além do internet banking, contam com o Banco24Horas e com o Banco Postal, que funciona nas agências dos Correios, para saques, pagamentos, aberturas de contas e recebimentos de salários.


O que fazer na paralisação

Caixa Aqui e Loterias

Pagamentos: Contas de água, luz e telefone, com ou sem fatura; tributos; bloquetos Caixa – dinheiro ou cheque se o convênio permitir; boletos de outros bancos – em dinheiro; faturas de cartão de crédito da Caixa – em cheque ou em dinheiro; prestação de habitação, guias de INSS e de FGTS.

Saques: Correntistas da Caixa podem realizar até três saques por dia no valor total de R$ 1,5 mil. Beneficiários do Bolsa-Família, do INSS e do FGTS podem também sacar em uma loteria.

Outros serviços: Abertura de conta da Caixa, depósitos no valor de até R$ 1,5 mil, consulta de saldos e extratos da conta ou FGTS e solicitação de empréstimo consignado.


Banesfácil

Operações: O banco disponibiliza 450 correspondentes no Estado onde os consumidores podem pagar contas, realizar depósitos e fazer saques.

Banco Postal

Operações: As agências dos Correios atuam como correspondentes bancários do Banco do Brasil, realizando saques, pagamentos, abertura de contas e recebimento de salários.


Internet banking e aplicativo de celular

Operações: Todos os bancos permitem aos correntistas com assinatura digital realizar diversas operações financeiras pela internet, celular ou tablets. Os serviços disponibilizados por esses canais são: solicitação de empréstimos, pagamentos e transferências de recursos.


Contas vencidas

Novo boleto: Consumidores que estão com contas vencidas podem solicitar ao fornecedor a emissão de uma nova fatura para realizar o pagamento nos canais alternativos, como loterias e correspondentes bancários.

Fonte: Gazeta Online

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: Gazeta Online)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Voz do Brasil com EBC das 21:00 às 22:00
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial