Notícias

Horário de verão vai gerar economia de 4,6% no consumo de energia.

O horário de verão começa à 0h do próximo dia 18 de outubro. Os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança de horário em alguns estados tem como objetivo a redução da demanda de energia no horário de ponta (que vai das 18h às 21h) e o maior aproveitamento da luz natural, "prolongando" o dia e reduzindo o consumo no fim da tarde.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, a estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos do sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista em aproximadamente 2.250 MW.

Como resultado, há uma redução da pressão sobre as tarifas de energia elétrica, além de reduzir os impactos ao meio ambiente. Nos últimos 10 anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo (chamado de ponta de energia; o horário vai das 18h às 21h).

As datas de início e término do horário de verão são estipuladas pelo Decreto 6.588, de 2008, que diz que a mudança de horário deve ocorrer a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, terminando às 0h do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, exceto se o domingo coincidir com o domingo de Carnaval: nesse caso, o prazo é esticado até o domingo seguinte. A duração do Horário de Verão é de quatro meses.

 Linha de transmissão de energia - Editoria: Economia AG Origens

A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão veio em 1784 com Benjamin Franklin, político e inventor americano, e o primeiro país a adotar formalmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de economizar gastos com carvão. No Brasil, Getúlio Vargas implantou o horário de verão pela primeira vez entre 1931 e 1932, com duração de cinco meses, e a medida continua sendo adotada sem interrupções desde 1985, com alterações apenas sobre os estados que aderem ao horário e o período de duração.

O motivo pela adoção do horário de verão em alguns estados do Brasil e a ausência dos demais é a proximidade com a linha do Equador. Durante o verão, os dias são mais longos e as noites são mais curtas em lugares mais distantes do equador, mas nas localidades mais próximas os dias e as noites possuem a mesma duração durante todo o ano, diminuindo a eficácia do horário de verão.

O horário de verão vai até 0 hora do dia 21 de fevereiro de 2016

Fonte: Gazeta Online

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: Gazeta Online)
Kairós FM



 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Boa Tarde kairós edição especial de Sábado com Rosy Oliveira das 14:00 às 17:00
  • 1 . Gusttavo Lima - Apelido Carinhoso
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Thiago Brava - Dona Maria
  • 4 . Thiaguinho - Só Vem
  • 5 . Matheus e Kauan - Tô Com Moral No Céu
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial