Notícias

Saúde: saiba como diferenciar os sintomas do infarto.

Dores no peito são geralmente sinais para se pensar no infarto. Mas alguns desconfortos na região torácica também podem ser gerados por outros problemas, como doenças respiratórias ou do sistema digestivo. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta que saber identificar e diferenciar os sintomas de infarto é importante para que se busque mais rapidamente o socorro médico, minimizando possíveis sequelas.

Um dos meios para conseguir distinguir os sintomas do infarto, segundo o cardiologista Edilson de Castro, da Secretaria de Estado da Saúde, é observar a duração da dor. Conforme afirma o médico, dores na região torácica que persistem por mais de 20 minutos devem receber uma atenção especial. “O tempo é um fator muito importante no que se refere à dor do infarto. Os sinais clássicos são dores prolongadas no peito superiores a 20 minutos, acompanhada de vômito, suor frio, fraqueza, palpitação e falta de ar”, detalha o médico.

De acordo com o cardiologista, outra atitude importante é pensar nos fatores de risco.  O infarto é mais prevalente em pessoas com faixa etária mais elevada e naquelas que são hipertensas, diabéticas, que possuem colesterol alto, são sedentárias e sofrem com estresse. Mas ele alerta que, em caso de dúvidas, a orientação é procurar imediatamente um socorro médico. “Quanto mais rápido você tem a resolução do quadro, menores serão as sequelas”, explica Edilson de Castro.

 Segundo o médico, o sexo e a faixa etária também são fatores importantes quando o assunto é infarto. Ele explica que, com as mulheres, os sintomas nem sempre se manifestam da mesma forma. Já com pessoas idosas e/ou diabéticas, sinais como falta de ar e pequenos desconfortos na região torácica devem ter uma atenção maior.

 O cardiologista ressalta que vale observar os sinais do próprio corpo e levar em conta problemas emocionais ou psicológicos que possam potencializar sintomas sugestivos do infarto. “Chamamos isso de somatização. Pessoas ansiosas, muito preocupadas e estressadas podem começar a sentir alguns sintomas de infarto, mas para valorizar ou menosprezar esses sinais deve-se levar em consideração o histórico familiar e os fatores de risco”, afirma Edilson de Castro.

 

Doenças pulmonares
 

Algumas doenças que afetam o pulmão também podem gerar desconfortos na região torácica. Por apresentar sintomas como falta de ar e dores nessa região, os sinais podem se assemelhar às dores do infarto. Por isso, conforme explica a pneumologista da Secretaria de Estado da Saúde Roberta Couto, a pessoa que não sabe distinguir esses sinais pode confundi-los com o infarto.

 De acordo com a médica, outras patologias pulmonares também podem apresentar um quadro semelhante, como o tromboembolismo pulmonar, que é uma obstrução da artéria pulmonar ou de seus ramos, a pneumonia com acometimento da pleura (membrana que envolve o pulmão), pneumotórax (extravasamento de ar para o espaço pleural), além das dores musculoesqueléticas.

 

Sistema digestivo

 

Segundo a gastroenterologista da Sesa, Ana Maria Almeida Castro, sintomas do refluxo e da gastrite aguda podem ser confundidos também com alguns sinais do infarto. A médica explica que quando o suco gástrico sobe repentinamente para o esôfago, o que caracteriza a doença do refluxo, pode ocorrer dor intensa no peito e falta de ar.

A gastrite aguda é outro problema no sistema digestivo que pode simular dores parecidas com a do infarto. De acordo com a médica, a gastrite aguda ocasiona dor repentina e forte na região abdominal alta, o que pode gerar também náusea e sudorese fria. “A pessoa deve ficar atenta a esses sintomas, pois podem gerar confusão. Por isso, é importante sempre procurar um auxílio médico”, ressalta Ana Maria. 

 

Como os sinais do infarto podem se manifestar:

- Dor prolongada no peito (principalmente quando a dor irradia para as costas, o pescoço e o ombro);

- Palidez;

- Suor frio;

- Vontade de vomitar;

- Falta de ar.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Programação não definida
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

Você acredita que a seleção brasileira vai ganhar a Copa do Mundo 2018?

Resultado Parcial