Notícias

Lançamento de projeto e exposição sobre a Laudato Si' marcam reunião das Pastorais Sociais.

As coordenações das Pastorais Sociais, Organismos e Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reunirão, no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília (DF), entre os dias 18 e 20 de agosto. Na ocasião, além da pauta de avaliação e planejamento da atuação nas bases de cada pastoral, haverá o lançamento do projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a cidadania e a incidência política” e uma exposição da temática da encíclica do papa Francisco “Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum”.

 

Saúde


A iniciativa sobre “Direitos Sociais e Saúde” contribuirá para a melhoria do acesso de grupos mais vulneráveis aos serviços de saúde pública, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando, assim, “que os princípios e recursos estabelecidos na Constituição Federal para o direito à saúde pública de qualidade sejam garantidos para reduzir as desigualdades de acesso ao sistema de seguridade social”.

O projeto é uma parceria da Pastoral da Saúde Nacional, do Gritos dos Excluídos Continental, das Pastorais Sociais da CNBB e da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP). As entidades integram o Programa Justiça Econômica. O financiamento da ação tem apoio da União Europeia e da Agência Católica para a Cooperação Internacional da Inglaterra e País de Gales (Cafod).

O lançamento acontecerá no dia 18 de agosto, às 19h.

 

Encíclica


A Encíclica do papa Francisco “Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum”, publicada no dia 18 de junho, também está na pauta do Encontro das Coordenações das Pastorais Sociais, Organismos e Setor Mobilidade Humana da CNBB.

Um grupo de trabalho formado por agentes de pastorais, assessores da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e pessoas com atuação em movimentos sociais articula a realização de atividades, monitoramento e processos para maior conhecimento do texto que aborda as preocupações do papa a respeito da ecologia humana e do clima no planeta.

Uma das primeiras iniciativas da equipe será durante o encontro. No dia 19, quarta-feira, haverá um painel, na parte da manhã, sobre o conteúdo do texto do papa Francisco. À noite, haverá um momento aberto a agentes de pastorais da arquidiocese de Brasília (DF) e membros da sociedade para tratar do tema.

 

Planejamento

 

A partir da reflexão da avaliação da caminhada das Pastorais Sociais frente aos desafios da atualidade, as coordenações irão planejar a missão de cada grupo para o quadriênio 2015 a 2019.

A pauta da reunião ainda conta com a celebração eucarística, análises de conjuntura (eclesial, econômica e política), informes sobre a pesquisa sobre a ação social da Igreja Católica, painel sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2015-2019) e planejamento em grupo das ações das Pastorais.

 

Grito dos Excluídos


Às vésperas da 21ª edição do Grito dos Excluídos, que ocorre desde 1995 no dia 7 de setembro, haverá uma reflexão sobre o questionamento proposto no lema deste ano: “Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. Tradicionalmente, o tema de todas as edições é “Vida em primeiro lugar”.

O 21º Grito dos Excluídos pretende em seus eixos unir os trabalhadores em uma pauta comum, na busca de direitos; pedir transparência na concessão e democratização dos meios de comunicação social e questionar os valores apresentados pelas grandes empresas de mídia. Além disso,  objetiva a busca de garantia aos direitos sociais; o enfrentamento às diferentes formas de violência; a compreensão da função do Estado; a participação política; e a mobilização popular.

Fonte: CNBB

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: CNBB)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Domingão da kairós com Playlist das 00:00 às 07:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial