Notícias

Falta de licenças ameaça fechar 240 postos no Estado.

A exigência de uma licença ambiental de operação e de laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros pode levar 240 postos a encerrarem suas atividades no Estado. A documentação será cobrada nas vistorias feitas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a partir do dia 19 de outubro.

Segundo estimativas da ANP e da Fecombustíveis, federação do setor, cerca de 30% a 40% dos 40 mil postos do país, hoje, ainda não conseguiram licenças ambientais nos órgãos estaduais ou municipais.

Já no Espírito Santo, do total de 600 postos existentes, 40% estão com pendências na concessão da licença e podem ter o funcionamento impactado, segundo o Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES).

Por isso, o sindicato vai enviar um ofício para os órgãos ambientais municipais e estadual solicitando agilidade na emissão das licenças ambientais de operação dos postos de combustíveis. Segundo o Sindipostos-ES, “há inúmeros casos de estabelecimentos que já entraram com o processo de licenciamento, mas ainda não conseguiram a emissão da documentação”.

“Nós estamos em contato permanente com os órgãos ambientais e percebemos que falta estrutura e pessoal para dar conta da demanda. Nossa solicitação é no sentido de encontrar uma solução para evitar que empresas sejam fechadas”, explica Nebelto Garcia, presidente do Sindipostos.

Já quanto ao laudo do Corpo de Bombeiros, o sindicato avalia que a instituição tem conseguido atender a demanda do segmento.

A ANP informou que não vai prorrogar o prazo, mas ressaltou que os postos que não conseguirem o licenciamento definitivo poderão apresentar um termo de compromisso ou de ajuste de conduta.

O rigor na exigência da documentação tem sido elogiado por ativistas ambientais. “A atividade tem grande risco de contaminação do solo, podendo chegar ao lençol freático. Neste momento de crise hídrica, qualquer medida que vise a preservar nossos mananciais é positiva”, diz a coordenadora da Campanha de Energias Renováveis do Greenpeace Brasil, Bárbara Rubim.

Fonte: Gazeta Online

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: Gazeta Online)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Clube do Ouvinte com Padre Patric e Rosy Oliveira das 18:00 às 19:00
  • 1 . Luan Santana - 2050
  • 2 . Jorge e Matheus - Contrato
  • 3 . Vitor Kley - O Sol
  • 4 . Dennis DJ (part. Bruno Martini e Vitin) - Sou Teu Fã
  • 5 . Nicky Jam (part. J Balvin) - X (EQUIS)
 

Você acredita que a seleção brasileira vai ganhar a Copa do Mundo 2018?

Resultado Parcial