Notícias

Operação fiscaliza qualidade das baterias de veículos no Espírito Santo.

Uma operação está sendo realizada para fiscalizar a qualidade das baterias de carro comercializadas no Espírito Santo. A ação é realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem), seguindo o calendário da “Operação Especial Carro Andando”, do Inmetro, que iniciou a fiscalização em todo o país, na segunda-feira (27). A fiscalização acontece na Grande Vitória e em alguns municípios do interior do Estado.

Os agentes de fiscalização percorrem pontos de venda que comercializam baterias de chumbo-ácido novas, remanufaturadas, reformadas e recicladas, para checar se os produtos possuem o Selo de Avaliação da Conformidade e as informações obrigatórias exigidas no regulamento. Também serão examinados o peso da bateria, para comparar se é o mesmo declarado no memorial descritivo e o apresentado no rótulo do produto.

Segundo o gerente de qualidade de produtos do Ipem do Estado, Fabrício Pereira Borges até sexta-feira (31), cerca de 40 pontos de comércio varejista e distribuidores serão fiscalizados. E aqueles que descumprem as normas podem pagar multas que variam entre R$ 100 até R$1,5 milhão. “A multa é para o varejista que repassa uma bateria que não tem certificação. Desde dezembro de 2013 as baterias têm de ser certificadas” , afirmou.

No Estado já foram encontradas produtos certificados, mas com massa menor. O gerente explicou que a bateria com menos chumbo fica mais leve, e tem menos tempo de vida útil. “Uma bateria que duraria três anos, dura apenas dois, gerando uma desvantagem econômica para o consumidor”, disse Fabrício.

Fonte: Folha Vitória

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: Folha Vitória)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Agitação Kairós - Vitrola Hits com Playlist das 19:00 às 20:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial