Notícias

ES tem média de 10 carros roubados por dia nos 6 primeiros meses do ano.

No primeiro semestre de 2015, uma média de 10 veículos foram roubados por dia no Espírito Santo, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

Nesse período, mais de 3,4 mil veículos foram furtados ou roubados no estado. Apesar desse número, a Sesp disse que houve uma redução de 10% nesse tipo de crime, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Mas para os motoristas, o maior medo é de violência. "O bandido quando chega, ele vem para matar, morrer ou levar o carro. O cara chega, mete uma arma na gente, não temos como reagir", disse o representante comercial Eudes Venturim.

"O medo é a vida, né? O maior prejuízo. Se fosse só levar o carro, tem seguro, mas a vida não se recupera", disse o empresário José Angelo.

No mês de maio, na Grande Vitória, roubaram 110 carros na Serra, 88 em Vila Velha, 85 em Cariacica e 73 em Vitória. Na maioria dos casos, os motoristas estavam presentes.

Foi o que aconteceu com o filho do oficial de justiça Jorge Reis. O rapaz de 20 anos foi assaltado há três meses, na Praia da Costa.

"Ele foi assaltado, em frente de casa, às 5h da tarde, aqui na Praia da Costa. Ele estava saindo do carro, chegando da academia, dois elementos passaram, um armado, levaram o celular, os documentos e o carro", contou.

Para o especialista em segurança Jorge Aragão, os números ainda são elevados e é preciso que a polícia atue nas ruas.

"O estado é pequeno, geograficamente fácil de se gerenciar a segurança, você ter um número desse de furtos e de roubos é muito alto. Ou seja, está faltando polícia da rua. Está na hora de o estado partir para um enfrentamento. Nós temos que voltar a ter blitz na rua, temos que abordar ônibus, precisamos ter polícia na rua", disse o especialista.


Outro lado

O delegado Aldari Pimentel, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, disse que há policiamento nas ruas e que o número diminuiu nos últimos quatro anos.

No primeiro semestre de 2015, houve uma redução de 10% desse tipo de crime em comparação ao mesmo período do ano passado.

"Nós temos uma tendência anual, pelo menos há quatro períodos, de redução. Há um esforço intenso das forças policiais para que o crime não ocorra ou, se vier a ocorrer, que seja solucionado o mais rápido possível", disse.

O delegado disse, ainda, que o Espírito Santo tem o melhor índice de recuperação de veículos do país.


Fonte: G1 ES

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: G1 ES)
Kairós FM

 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Bom dia Kairós 1°Edição com Gilson Meirelles das 07:30 às 09:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial