Notícias

Saúde orienta população sobre cuidados com os olhos.

Passar muito tempo em frente ao computador ou da televisão e dedicar horas à leitura sem descanso são atitudes que podem prejudicar a visão. Outros comportamentos, como dormir pouco e se alimentar mal também comprometem, ainda que indiretamente, o bem-estar dos olhos. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressalta a importância dos cuidados preventivos.

 O oftalmologista Diogo Sperandio, do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, explica que o número de piscadas por minuto cai pela metade quando nos mantemos vidrados em algum objeto próximo. Consequentemente, os olhos perdem a lubrificação e começam a arder, a coçar, ficam vermelhos e irritados, e pode aparecer dor de cabeça.

 Sperandio diz que, além de causar ressecamento dos olhos, atividades que exigem foco para perto, como leitura e uso de computador ou outros aparelhos eletrônicos, podem provocar miopia, que é a dificuldade para enxergar à distância. Sperandio explica que, para enxergar de perto, o músculo que acomoda o cristalino (lente do olho) precisa estar contraído, o que acaba cansando mais a visão. Para amenizar o desconforto, ele orienta dar um pequeno intervalo, a cada hora, na atividade que a pessoa estiver fazendo, e recomenda piscar os olhos mais vezes.

  “A capacidade de acomodação do cristalino, que faz o foco variar de longe para perto, vai diminuindo com a idade e percebe-se uma dificuldade de leitura numa distância de 30 centímetros a partir dos 40 anos. Esse esforço, comum atualmente entre crianças e jovens, acaba trazendo prejuízos para a visão mais cedo”, comenta o oftalmologista.

 Segundo o especialista, estudos sobre a alta incidência de miopia na população de países do leste asiático apontam ainda a falta de luminosidade natural como um fator que contribui para o desenvolvimento de miopia. A luminosidade do sol teria influência na liberação de substâncias que favorecem o desenvolvimento dos olhos, por isso recomenda-se a prática de atividade física ao ar livre desde a infância.

 De acordo com o oftalmologista, investir em boas noites de sono também ajuda a manter a saúde da visão, pois enquanto dormimos nossos olhos são lubrificados. Além disso, fazer atividade física e se alimentar bem evitam doenças como diabetes e hipertensão, doenças que podem causar alterações na retina e no cristalino, respectivamente.

 Enfim, diversos fatores podem acabar adiantando a perda de capacidade dos olhos, o que naturalmente tende a acontecer por volta dos 40 anos de idade. Além do esforço para enxergar de perto, o envelhecimento natural do corpo, a luz solar e doenças também vão alterando a lente do olho e, por volta dos 60 anos, o cristalino se torna mais opaco, evoluindo às vezes para catarata.

 O oftalmologista Diogo Sperandio salienta que tanto a catarata, que tende a surgir com o passar do tempo ou por complicações de saúde, quanto a miopia e o ressecamento dos olhos, que são fortemente influenciados por fatores comportamentais, são problemas corrigíveis. A catarata resolve-se com cirurgia, os efeitos do ressecamento são amenizados com uso de colírio e a miopia é corrigida com uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

 Para tanto, é aconselhável buscar orientação de um oftalmologista, pois o médico poderá avaliar o caso, verificar se existe alguma doença por detrás do desconforto que a pessoa está sentindo ou se a situação exige apenas descanso ou outra medida.

 

 

Mais dicas para manter a saúde dos olhos

 - Use óculos escuros de boa qualidade para proteger os olhos da radiação ultravioleta, que com o tempo opacifica o cristalino;

 - Dê uma pausa no uso do computador ou de outros aparelhos eletrônicos de hora em hora para descansar a visão;

- Mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos para evitar o aparecimento de doenças como diabetes e hipertensão arterial, que levam a alterações no cristalino e na retina, respectivamente;

 - Se cair protetor solar, demaquilante ou qualquer outro produto nos olhos, lave-os imediatamente com água. Algumas substâncias contêm álcool e, quando em contato com a córnea, remove a camada mais superficial da membrana, causando dor e embaçamento da visão. Dependendo da gravidade, busque ajuda médica;

 - Não compartilhe maquiagem, pois os produtos utilizados por outra pessoa podem estar contaminados com vírus e bactérias e causar algum tipo de infecção, como conjuntivite e úlcera de córnea;

 - Consulte-se com um oftalmologista periodicamente e nunca pingue nada nos olhos sem recomendação médica.


Fonte:
Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

Da Redação Multimídia

Departamento de Jornalismo
(com informações: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo)
Kairós FM


 voltar  |  topo  |  imprimir

 
Ao vivo Coração Sertanejo com Gilson Meirelles das 05:00 às 07:00
  • 1 . Maiara e Maraisa - Bengala e Crochê
  • 2 . Jorge e Mateus - Contrato
  • 3 . Kell Smith - Era Uma Vez
  • 4 . Dom Paulo Bosi Dal´Bó - São Mateus (Hino do Jubileu Diocesano)
  • 5 . Solange Almeida (Part. Wesley Safadão) - Se É Pra Gente Ficar
 

De onde você ouve a rádio Kairós?

Resultado Parcial